fit

“Back on Track”: o novo desafio para descobrir os segredos da Arrábida

Prepare-se: chegou uma caça ao tesouro digital onde o objetivo principal é encontrar a Pérola da Arrábida.
É uma experiência incrível.

Existem poucos desafios capazes de conjugar o exercício físico, a capacidade de raciocínio, o trabalho de equipa e a descoberta do território numa só atividade. E, mais difícil ainda do que aliar todos estes aspetos, é ter alguém que os faça por gosto. Pois bem, na experiência Back on Track – Your Geocaching Reference pela Serra da Arrábida, desenvolvida pela Sea Life Lovers e pela Visualsynk, vão gostar e ficar a ansiar por mais. Para os mais sensíveis, deixamos o aviso de que têm de ir preparados porque a caminhada exige algum esforço e reforçamos que as paisagens são completamente de tirar o fôlego. 

No dia 15 de maio, a New in Setúbal, a convite da Sea Life Lovers, foi fazer a prova do Open Day do Geocaching na Arrábida. A empresa explicou que o Back on Track – Your Geocaching Reference “é um produto novo e é uma atividade, maioritariamente ao ar livre, que funciona como uma espécie de caça ao tesouro digital, através de coordenadas GPS, implementada com conteúdos desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar de content, design, tecnológica e de produção que permite criar uma iniciativa completa”.

Neste evento especial, que começou na Praia do Creiro, os participantes partiram à descoberta da Pérola da Arrábida, ao longo de nove desafios que tinham de ser cumpridos através de pistas. A organização entrega o telemóvel como ponto de partida, onde está implementado todo o sistema digital. O objetivo é chegar ao final, ser o primeiro a descobrir o prémio, que, neste caso, é a pérola. A parceria para este geocaching foi feita com a Ultra Aventura e os vencedores ganharam um voucher para um passeio de caiaque/stand up paddle até à Pedra da Anicha. A equipa da New in Setúbal aguarda essa viagem porque fomos os grandes vencedores.

Vanessa Lima, da Sea Life Lovers, no briefing de preparação, explicou que o objetivo desta iniciativa é descobrir a região e a história dos locais. A escolha dos parceiros de equipa é aleatória e é feita depois de se retirar uma cor à sorte do interior de um saco. Quando se parte para o desafio, pretende-se encontrar um QR Code, para ler com a câmara do telemóvel, que vai permitir continuar e avançar até ao próximo desafio, que é orientado pelas pistas.

Alguns dos participantes do Open Day.

A equipa da NiS encontrou os QR Code em vários objetos camuflados e integrados no meio do ambiente circundante. A caminhada foi cumprida com muitos altos e baixos e para ganhar pontos extra fizemos um vídeo a cada etapa concluída com sucesso. Nenhum percurso é igual e por isso não adianta copiar os passos do vizinho. Siga o seu instinto porque não se vai arrepender e garantimos que toda a paisagem é absolutamente inspiradora com o cenário do Portinho da Arrábida. Como é óbvio, não lhe vamos dar spoiler, mas podemos dizer que vale muito a pena por toda a envolvência e pela inovação patente neste novo projeto.

O Back On Track é um produto exclusivamente da Sea Life Lovers e os conteúdos “podem ser históricos, de natureza, gastronómicos ou de conteúdo empresarial”. Além da experiência na Arrábida, há ainda o Geocaching nas Ruínas de Tróia e também na Herdade da Comporta.

Nas Ruínas de Tróia, há uma caça ao tesouro em “Busca do Garum Perdido”, que foi “roubado na Ilha de Ácala (Península de Tróia)” e são formados grupos de quatro ou cinco equipas. A organização explica que, aqui, “existiu um agregado populacional dedicado à pesca e ao fabrico e exportação de conservas de peixe – o garum –, atividade que decorreu desde o século I até o século VI”. Há “muitas ruínas de oficina de salga de peixe, núcleos habitacionais com casas de rés-do-chão e primeiro andar” assim como “necrópoles, um columbário, termas, uma roda de água e os restos de uma basílica paleocristã”, e serão nestas ruínas que devem descobrir o garum.

Já na Herdade da Comporta, tem de encontrar o “melhor néctar dos deuses” o mais rapidamente possível e, quem ganhar, “poderá desfrutar da vitória, saboreando as castas de Alicante Bouschet e Castelão diretamente de uma garrafa de Comporta Superior 2017”. Se fizer a atividade de manhã, poderá ainda almoçar na herdade.

A Sea Life Lovers apresenta-se como sendo “mais do que uma empresa” dedicada ao turismo náutico. É “uma agência de eventos náuticos, de praia e de natureza, não só privados como corporativos ou direcionados para incentive groups” que chegam “em lazer ou profissionalmente”. Setúbal é uma cidade do rio, do mar e da serra e, por isso “Arrábida, Tróia, Rio Sado e praias desertas são o playground” da empresa. “A nossa crew de mar e terra garante a criação, coordenação e implementação de qualquer iniciativa ou evento, adequada e direcionada especificamente a um target em questão, descrito previamente em briefing”, diz o site oficial da Sea Life Lovers.

O Geocaching na Serra da Arrábida tem a duração de aproximadamente duas horas. Os grupos devem ter, no mínimo, 15 pessoas. Para saber mais informações deve entrar em contacto com a organização através do email geral@nullsealifelovers.com ou do número de telefone 265 418 935. De seguida percorra a galeria e veja mais pormenores desta incrível aventura.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA