O padel é um desporto de raquete que tem conquistado vários adeptos ao longo dos anos. Muitos fãs desta modalidade praticam-na apenas nos tempos livres, mas há quem leve a paixão mais longe, como é o caso de Diogo Neves, 25 anos, natural e residente em Setúbal e de Guilherme Coelho, 25 anos, barreirense a morar atualmente na Moita.
Os dois amigos vão abrir o NovoPadel, o mais recente complexo desportivo de Setúbal dedicado à prática deste desporto. À New in Setúbal, os jovens explicaram que o campo ficará instalado no espaço do Novotel, também na cidade sadina, e que o projeto nasceu de uma parceria.
Diogo é amante de desporto, tendo praticado futebol e ténis federado. Começou pelo curso de Gestão Hoteleira, mas decidiu tirar mestrado de Treinador de Padel na Universidade de Murcia. A paixão pelo padel vem em 2017 e, em 2020, atingiu o seu melhor ranking no 45.º lugar nacional, participando também em torneios internacionais.
Aliado ao amor pela aprendizagem, chega a vontade de ensinar. Por isso decidiu tirar o curso de treinador de padel da Federação Portuguesa de Padel, profissão que exerce há três anos. Trabalhou em Tróia como Coordenador do Troia Racket Clube, frenquentou um curso de línguas de espanhol e inglês e “dá toques” no alemão.
Já Guilherme é licenciado em Gestão de Hotelaria e confessou que trabalha desde cedo. Enquanto tirava a licenciatura, começou a fazer extras na área do seu curso e, além desses trabalhos, teve outros empregos.
Teve dois projetos individuais — a barraquinha “Akapa Evento” na Festa das Vindimas, que correu “muito bem” e uma agência de eventos, que não correu assim tão bem. O barreirense joga padel desde 2020, altura em que conheceu Diogo. Depois de começar como jogador — está atualmente no 1.º escalão em Portugal, no número 27 — acabou por investir também na carreira de treinador. Dois anos passados, tem mais de 250 alunos.

O complexo desportivo que vai estar no Novotel, localizado na Rua Alexandre O´Neill (Monte Belo) vai ter quatro campos de padel — três indoor e um outdoor — e dois campos de pickleball, que é “uma modalidade nova que está em expansão nos Estados Unidos da América e que se começa agora a ver em Portugal, com apenas quatro campos registados”.
O conceito deste novo projeto baseia-se no serviço “premium”, numa parceria com esta rede de hotéis. “As coberturas dos campos não existem em Portugal. É a primeira empresa no nosso País e os campos são de máxima qualidade. O serviço é premium porque, além das condições do NovoPadel, os sócios podem usar a piscina, o ginásio e os demais espaços do hotel”, afirma Diogo, acrescentando que existem ainda vários descontos no bar e na área Accor.
A ideia de ser em Setúbal “surgiu com alguma naturalidade” e a parceria acontece “muito graças ao Fernando Rodrigues”, o diretor do estabelecimento, que foi quem potenciou esta iniciativa “desafiante”, mas que chega com um bom presságio — os alunos de Diogo e Guilherme vão acompanhá-los até este novo projeto e os horários já estão quase todos preenchidos. A abertura do espaço está prevista para a próxima segunda-feira, 8 de maio, mas a inauguração oficial será feita apenas no mês de junho.