fit

Atenção, desportistas: em fevereiro há mais um trekking na Arrábida

O desafio é no sábado, 4 de fevereiro. O ponto de encontro é na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão.
Aponte na agenda.

O Parque Natural da Arrábida é uma das áreas mais ricas da região de Setúbal. Entre as praias, as vinhas, a natureza e a serra, há muito para explorar. Se é daquelas pessoas que não perde um trekking, pode apontar na agenda: 4 de fevereiro, sábado. O encontro está marcado para as 10 horas, no parque de estacionamento da Praça da República, perto do pelourinho de Vila Nogueira de Azeitão. 

Num percurso organizado pela Green Trekker, com oito horas de duração, pode contar com uma passagem pelo Convento de Nossa Senhora da Arrábida, subir ao Pico do Formosinho e, por fim, descer pela famosa cascalheira com o guia Miguel Gonçalves. A hora de chegada está prevista para as 18 horas. No entanto pode alterar-se, de acordo com as condições e os participantes. 

O trekking, com nível quatro de dificuldade, considerado difícil, leva-o pelas aldeias típicas de Azeitão até Casais da Serra. Daqui segue pela encosta sul da serra, até ao Convento de Nossa Senhora da Arrábida onde irá subir até ao ponto mais alto da cordilheira, o Alto do Formosinho, assinalado com o marco geodésico aos 501 metros.

A partir deste ponto vai conseguir avistar Lisboa, Azeitão e Tróia e captar excelentes panorâmicas. A partir daqui segue em direção a Casais da Serra pela encosta norte da serra descendo a vertiginosa cascalheira. Após a descida segue em direção aos Picheleiros, sempre sob a imponente Serra da Arrábida. Por fim chega ao ponto de encontro descendo pelo estradão de acesso às vinhas típicas da região.

A inscrição para este trilho pode ser feita online, custa 20€ e é obrigatória para que se possa ativar o seguro. O preço inclui guia no terreno, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. Todos os participantes deverão ter, pelo menos, 16 anos.

A Green Trekker recomenda estes desafios a pessoas com experiência em caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distâncias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à caminhada. Lembre-se de levar água, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.

Se quiser começar já a preparar-se, carregue na galeria para conhecer um treino de oito minutos que pode fazer sem acessórios nem desculpas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA