fit

Atenção, atletas: já há datas para a corrida São Silvestre do Sado IPS

A famosa prova de atletismo decorre no próximo dia 11 de dezembro. As inscrições estão abertas.
Já pode começar a treinar.

A São Silvestre do Sado IPS, que inclui uma prova de atletismo de estrada de dez quilómetros, uma caminhada de cinco e uma competição destinada aos mais novos, está de regresso a Setúbal no dia 11 de dezembro, sábado. A 23.ª edição do evento é aberta à participação de atletas federados e não federados, a título individual ou em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos, empresas, escolas e outros organismos.

A prova principal, a corrida de dez quilómetros, e a caminhada, com partida, às 18 horas, e chegada em frente da sede do União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, percorrem diversas ruas da freguesia do Sado. Antes, às 16h30, realiza-se a Corrida São Silvestre dos Flamingos, com várias distâncias tendo em conta o respetivo escalão etário, destinada à participação de jovens com idades compreendidas entre os cinco e os 17 anos.

No final, há um momento de convívio entre todos os atletas, previsto para as 19h30, com oferta de uma ceia composta por caldo verde, bifanas e bebidas, a que se segue a cerimónia de entrega de prémios da corrida.

Além dos vencedores absolutos, a São Silvestre do Sado 2021, organizada pela União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, pela Junta de Freguesia do Sado e pelo Instituto Politécnico de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, tem uma classificação por escalão e género e outra geral para as equipas. É ainda atribuído um prémio à equipa mais numerosa a participar na corrida.

As inscrições estão limitadas a 700 participantes, na prova principal, e a 125, na Corrida dos Flamingos, e já podem ser feitas de um formulário online. Para mais informações pode ligar para os contactos telefónicos 929 042 535 e 938 064 041 ou enviar um email para saosilvestredosado@nullgmail.com.

A São Silvestre do Sado IPS 2021 inclui uma procissão em honra de São Silvestre, às 17h15, que percorre diversas ruas da freguesia. São Silvestre foi um Papa que governou a Igreja Católica Apostólica Romana. Durante o pontificado de Silvestre 1.º, o imperador romano Constantino determinou que o cristianismo seria a religião oficial.

A Corrida de São Silvestre é a mais antiga, tradicional corrida de rua do Brasil. Reconhecida como o principal evento internacional do atletismo de rua na América Latina, realiza-se anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, data em que morreu São Silvestre. Com o passar dos anos, esta tradição chegou a Portugal, sendo que a prova se realiza em várias cidades incluindo Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA