Começou por ser um pequeno passeio de bicicleta entre amigas, e, em menos de uma década, o Fancy Women Bike Ride transformou-se num evento mundial só para mulheres. Em cidades um pouco por todo o mundo, milhares de participantes juntam-se para mostrar que todos podem andar de bicicleta e, como se não bastasse, ainda o fazem mascaradas.
É uma viagem curta que exige dress-code: as ciclistas de ocasião devem apresentar looks fancy. Organizado por mulheres para inspirarem outras a sentirem-se livres, a bicicleta serve como um símbolo de um modo de estar na vida, que cultiva a mobilidade com sustentabilidade, a saúde, o bem-estar, o convívio e a alegria. Num momento histórico em que muitas mulheres ainda enfrentam situações de discriminação alarmantes, querem deixar uma mensagem de força e de solidariedade.
“O ciclismo é uma forma particularmente poderosa das mulheres se tornarem visíveis na sociedade e é uma forma completamente nova de interagir com a cidade”, afirmam Sema Gür e Pinar Pinzuti, a organizadora e a atual coordenadora da iniciativa.
A Fancy Women Bike Ride começou na Turquia, em 2013. Na altura, Sema Gür criou um evento no Facebook e convidou algumas amigas para um passeio de bicicleta que tinha como simples objetivo mostrar que o ciclismo não era dominado pelos homens na Turquia. Em março de 2022, as impulsionadoras do movimento receberam o The 2022 Special Award World Bicycle Day das Nações Unidas por promoverem o ciclismo para todos.
Hoje, é celebrado perto do Dia Mundial Sem Carros e durante a Semana Europeia da Mobilidade como forma de incentivar a utilização da bicicleta em detrimento do carro. É uma maneira de consciencializar para a importância de aumentar a segurança nas ruas e alertar para a necessidade da criação de infraestruturas para quem se desloca com frequência nestes veículos de duas rodas.
A primeira edição reuniu 300 mulheres a pedalarem. A partir daí, o movimento não parou de crescer e hoje está espalhado pelos quatro cantos do mundo. Em 2021, a Fancy Women Bike Ride decorreu em mais de 150 cidades em 30 países. Este ano decorre a 9.ª edição. Atenas, Amesterdão, Berlim, Copenhaga e Paris são apenas algumas das dezenas de cidades que estão a organizar o passeio. Em Portugal, o evento está marcado para dia 18 de setembro, domingo, às 14 horas, no Rossio, em Vila Nogueira de Azeitão, município de Setúbal.
Este não é um festival nem uma manifestação. Organizado por voluntárias, a iniciativa gratuita não requer inscrição. Para participar nos 3,8 quilómetros, basta aparecer vestida a rigor com a própria bicicleta e pronta para pedalar. A partida está marcada para as 15 horas, na Praça da República, e a chegada ao Parque da Bacalhôa I, para uma hora depois. Entre as 16 e as 17 horas as atletas têm total liberdade para conviver.
Carregue na galeria para ver mais imagens do evento.