fit

As farófias fit que não podem faltar na sua mesa este Natal

A sua origem não é conhecida, pelo menos com precisão. Mesmo assim, continua a ser uma das sobremesas favoritas durante a quadra.
Os pratos este Natal vão ser tão deliciosos quanto saudáveis.

É provável que ainda não esteja a pensar no jantar de Natal mas, na verdade, nunca é cedo demais para começar a planear a refeição ao promenor. Há certos pratos que nunca podem faltar, como o peru ou os troncos. Porém, as farófias também são um dos sinónimos da quadra, e, felizmente, não precisam de ser uma opção muito calórica.

Este é mais um doce cuja origem é desconhecida. Ainda assim, existe um consenso quanto à altura em que foi criado. Muitos afirmam que terá sido no século XVIII, enquanto outros especialistas apontam que uma versão ligeiramente diferente, sem o açúcar, terá sido produzida no Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Loulé. Neste caso, o seu nome era “nuvens”. História à parte, todos sabemos que é uma receita muito apreciada em todo o País, especialmente na região de Lisboa.

Por norma, 100 gramas de farófias correspondem a cerca de 223 calorias e 39,4 gramas de açúcar. Mas não se preocupe: a NiT encontrou uma abordagem mais saudável para que não estragar (ainda mais) a dieta durante a época festiva. Esta verão foi criada pela nutricionista Mariana Abecassis, que partilha no seu Instagram várias outras receitas saudáveis.

Do que precisa

— 4 claras de ovo
— 1 colher de sobremesa de stevia (opcional)
— Meia colher de café de baunilha em pó (opcional)

Para o creme

— 350 ml de bebida de amêndoa ou leite magro
— 4 gemas de ovo
— 50ml de mel ou xarope de agave
— 1 casca de limão
— Canela em pó

Como se faz

Vai começar por bater as claras em castelo, junta a stevia e a baunilha e bate mais um pouco. Coloca o leite ou bebida vegetal ao lume num tacho largo com o xarope de agave e a casca de limão, deixando ferver e reduzindo o lume. Depois, vai colocar colheradas de claras (poucas de cada vez) e deixá-las cozer durante cerca de cinco minutos, virando-as a meio.

Quando estas estiverem cozidas, retira as farófias, escorre bem e coloca-as numa tigela. Ao leite fervido junta gemas previamente batidas e leva ao lume durante uns minutos, mexendo sempre muito bem. Para concluir, deita o creme por cima das farófias e polvilha com canela a gosto.

Se não consegue resistir a uma sobremesa, carregue na galeria para conhecer outras receitas fáceis de replicar (umas mais saudáveis que outras).

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA