fit

Arrábida Moonlight: a caminhada para explorar a natureza e o silêncio da noite

Marque na agenda: dia 21 de julho, às 21h30. O desafio é reconhecer sons e silhuetas.
São momentos únicos.

Quando estamos assustados, temos tendência a exagerar e a ver coisas onde elas não existem ou a imaginar cenários mil vezes mais assustadores do que a realidade. Para quem tem pânico de alturas, um muro de dois metros parece a torre mais alta de um castelo, mas para os que não podem ver aranhas, qualquer proximidade é sinónimo de uma picada venenosa e mortal.

Não nos podemos esquecer do medo mais tradicional e também um dos mais comuns de todos: o do escuro. Para aqueles que querem ultrapassar este receio, e ainda não tiveram coragem, temos a proposta ideal. A Arrábida Walks & Crafts está a organizar uma caminhada noturna pela Arrábida, dia 21 de julho, para sentir, longe do sol intenso dos dias de verão, a envolvência da zona. E não se preocupe porque nunca vai estar sozinho, já que o passeio vai ser acompanhado por António, o guia e pastor de cabras, que conhece esta região há mais de 30 anos.

“Caminhada noturna para desfrutar da beleza da lua cheia e percorrermos a Serra de São Luís, iluminados pela sua luz. O verão convida a explorar a natureza noturna, escapando ao calor do dia. As fragrâncias apuram-se, as silhuetas suscitam o mistério e há conforto no silêncio da noite”, diz a organização. Conte também com momentos de partilha de conhecimentos e histórias ao longo do percurso, orientados por António.

A caminhada, para maiores de dez anos, começa pelas 21h30 e deve terminar, previsivelmente, pela meia-noite. Deve chegar ao local de encontro, que é na Serra de São Luís (e o sítio exato é enviado na confirmação de inscrição), dez minutos antes do início. É um percurso de ida e volta, com um total de seis quilómetros e um grau de dificuldade considerado médio.

Deve usar calçado e roupa adequados às condições meteorológicas e do terreno. Leve água e comida. O valor de participação é de 10€ por adulto e 5€ para menores de 12 anos. O pagamento é efetuado no dia do evento antes do mesmo iniciar ao guia. No preço está incluído o seguro. A caminhada só se realiza com um mínimo de seis inscrições. Pode ocorrer o cancelamento súbito da mesma, se as condições meteorológicas e de segurança, por motivos externos à organização não estiverem reunidas.

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer sugestões de trilhos na Serra da Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA