fit

Arche: o novo estúdio com treino personalizado, fisioterapia e consultas de nutrição

Abriu a 5 de março, na Estrada da Algodeia, fundado por um personal trailer com uma década de experiência.

António Joaquim iniciou a carreira como personal trainer aos 18 anos. Uma década depois, mantém a mesma paixão, mas com uma diferença: agora é dono do seu próprio espaço. Após trabalhar no estúdio Foco, fundado em 2020, decidiu deixar o projeto e investir num novo centro, onde podia disponibilizar mais serviços.

Assim nasceu o Arche, aberto a 5 de março, que alia o ginásio a consultas de fisioterapia e nutrição. “Precisava de um local maior e com mais valências”, explica à New in Setúbal o treinador de 28 anos, licenciado em Desporto e com uma pós-graduação em Treino Terapêutico.

Ao longo dos anos, António foi identificando problemas comuns entre os seus clientes (e não só), sobretudo relacionados com mobilidade. Aí começou a desenvolver a ideia de criar um espaço onde pudesse ir além do treino convencional e “investir noutras áreas e vertentes que andam de mãos dadas com o bem-estar”.

“Comecei a trabalhar e deparei-me com estas questões. Muitas pessoas procuravam-me por causa de limitações físicas e dificuldades”, recorda. “Esta necessidade levou-me a estudar e a aprofundar conhecimentos nesta área — foi uma evolução natural.”

No Arche, o primeiro encontro é dedicado à avaliação inicial. “Conversamos para perceber as motivações da pessoa, os objetivos que pretende atingir com o exercício físico, porque é que nos procurou, se há doenças, limitações físicas, problemas articulares ou musculoesqueléticos”, explica. “Com base nessa conversa, explicamos a nossa abordagem, para perceber o que defendemos, de forma que faça sentido para ela.”

Segue-se a avaliação física, que inclui a pesagem e testes específicos, como a “força de prensão manual, um indicador associado à mortalidade em pessoas mais velhas”, sublinha. É também nesta fase que se observam “a capacidade de produzir força, a mobilidade e eventuais limitações articulares, sobretudo nos tornozelos, joelhos e ancas”. Com estes dados, é traçado um plano de treino e as sessões são agendadas.

Com 125 metros quadrados, o Arche dispõe de quatro máquinas (cabos, remo e bicicletas), além de material como pesos livres e elásticos. Atualmente, a equipa conta com mais um personal trainer, além do fundador.

“Normalmente, recomendamos treinos de uma hora, por serem mais eficazes para a maioria das pessoas”, refere António. “Mas nem toda a gente tem tempo ou disponibilidade financeira, por isso, também temos sessões de 30 minutos.”

Cada treino custa 31€. As marcações — incluindo para as sessões de fisioterapia e nutrição — podem ser feitas através do contacto 933 599 048.

Carregue na galeria para ver mais imagens do Arche, o novo estúdio de Setúbal.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Estr. Algodeia 23 C
    2900-209 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta — das 6h às 21h
  • Sábado — das 6h às 13h

ARTIGOS RECOMENDADOS