fit

Adeus, lombo de bacalhau. Não vai querer trocar esta receita de legumes em crosta de broa

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida serve para comer o tradicional prato português, com um twist inesperado.
A receita dá para servir seis pessoas.

Para quem não é vegetariano, é radical demais pedir para deixar de comer bacalhau. Afinal, não há imagem mais portuguesa do que este peixe, servido de tantas formas e que, de uma maneira ou de outra, com mais ou menos ingredientes, conquista todos os que moram no País e os que chegam do estrangeiro.

Ainda assim, e cada vez mais, há opções saudáveis, diferentes e igualmente saborosas que podemos apontar no nosso bloco de receitas — aliás, o mais correto é dizer guardado nas notas do telemóvel ou num print screen — para partilhar e surpreender, por exemplo, os convidados que leve para jantar lá em casa ou até para pôr os miúdos a comer mais vegetais.

A receita de legumes em crosta de broa com feijão manteiga é a sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, fácil de preparar. “Inspirada no nosso típico bacalhau com broa, a receita de hoje é de legumes em crosta de broa com uma mistura de feijão. Como aposto que deve ficar boa com bacalhau desfiado, deixo-vos também a ideia para fazerem um bacalhau que, em vez de estar sob a forma de lombo, pode ser desfiado e misturado nestes legumes”, diz a nutricionista.

O bacalhau é fonte de ácidos ómega-3 e de vitamina D, reforça a saúde mental, por ter zinco e fósforo, e tem poder saciante. Por sua vez, os legumes estão na base de uma alimentação saudável. Todos têm inúmeros benefícios e ajudam a perder e a manter o peso, na prevenção de doenças cardíacas, são fonte de vitaminas e minerais, além de ajudaram na saúde intestinal.

A receita foi pensada para seis pessoas, mas pode sempre adaptar a quantidade se for necessário.

Do que precisa

— 400 gramas de tomate em pedaços

— 4 colheres de sopa de azeite + 2 colheres de sopa

— 1 colher de sopa de tomilho seco

— 1 colher de sopa de alecrim seco

— 2 dentes de alho picados

— 100 gramas de grelos de couve

— 150 gramas de feijão manteiga seco

— 150 gramas de broa de milho

— 200 gramas de cogumelos brancos laminados

— 1 cebola

— Sal

— Pimenta preta

Como se faz

Demolhe o feijão durante a noite. Cozinhe-o num tacho com água em lume brando com a tampa durante cerca de 1 hora. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque os tomates, as quatro colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal e pimenta, o tomilho e o alho. Envolva tudo e leve ao forno a 170 graus, durante 20 minutos.

Enquanto isso, numa frigideira, salteie a cebola picada numa colher de sopa de azeite e junte os grelos cortados em juliana e os cogumelos laminados. Cozinhe em lume alto até que amoleçam, junte os feijões, tempere com sal e envolva na mistura de tomate. Numa taça misture a broa desfiada com o alecrim e uma colher de sopa de azeite. Polvilhe sobre o tabuleiro de legumes e leve ao forno durante dez minutos. Sirva quente.

Já que aqui está, recorde o novo spot da cidade onde pode comer um brunch ou experimentar um dos variados pratos que são escolha do chef. Carregue na galeria para ver as opções.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA