Se ainda não tem programa para o próximo sábado de manhã, 23 de setembro, temos a sugestão perfeita para si — principalmente se for setubalense e adepto de caminhadas. Vai decorrer, no âmbito das Festas da Baía, uma atividade interpretativa para conhecer melhor o famoso choco e descobrir mais sobre a relação que este molusco tem com o Estuário do Sado.
“O choco é uma espécie emblemática de Setúbal. Mas será que conhece bem este animal e a sua relação com o estuário do Sado? Acompanhe-nos num percurso pedestre e desvende a história de vida desta espécie fascinante, com o Sado sempre presente, como cenário e tema de fundo”, é a proposta da Câmara Municipal de Setúbal.
O percurso interpretativo, que conta com tradução para Língua Gestual Portuguesa, decorre das 9h30 ao meio-dia e terá, por isso, a duração de, previsivelmente, 2h30. A distância que se irá percorrer — não se esqueça, sempre à beira-Sado —, é de cinco quilómetros e o percurso será circular, com o grau de dificuldade considerado fácil.
O limite é de 25 participantes e a atividade destina-se a maiores de oito anos. O custo da inscrição, que deve ser feita através do preenchimento do formulário, é de 3€. Fica também a ressalva de que as atividades poderão ser alvo de alterações, em função das condições climatéricas.
As Festas da Baía decorrem pela primeira vez na cidade sadina, de 21 a 30 de setembro (em anos anteriores, o evento era conhecido como a Semana do Mar) e chega com uma programação completa e diversificada, com várias atividades e iniciativas ligadas à vida aquática e piscatória, à relação da comunidade setubalense com o Sado, além da gastronomia, concertos e visitas às várias embarcações emblemáticas.