fit

A tarte de maçã e amêndoa (sem açúcar) perfeita para quem está a fazer dieta

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida é saborosa e fit: a combinação que todos procuramos nos doces.
É uma opção saudável.

Doce, salgada, agridoce, maior ou mais pequena, mais ou menos elaborada. Dos grandes cozinheiros a quem não se aventura tanto na cozinha, a verdade é que poucos resistem a uma tarte, ou tartelete, seja qual for o sabor. Há receitas sazonais e outras que pode fazer durante todo o ano, mas uma coisa é certa: dificilmente se vai fartar.

A maçã é uma das frutas que sabe bem em qualquer uma das estações e é também um dos ingredientes principais desta sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. Estamos a falar de uma tarde de maçã e canela com amêndoa — não estivéssemos nós também na altura da Páscoa. Não é preciso muito para convencê-lo a pegar nos utensílios e começar a cozinhar, mas ainda não dissemos a melhor parte: é saudável e fácil de fazer.

Quanto aos valores nutricionais, a maçã ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. É uma boa aliada no combate à prisão de ventre e envelhecimento precoce, além de reforçar o sistema imunitário e ser um fruto antioxidante. Estas são também muitas das características da amêndoa, uma das oleaginosas mais recomendada por nutricionistas. Ajuda, inclusive, na prevenção de alguns tipos de cancro.

Esta receita é pensada para uma tarte, mas pode sempre adaptar conforme a necessidade. Por cada 100 gramas, tem cerca de 381 calorias.

Do que precisa

Para a base:

— 150 gramas de amêndoas

— 100 gramas de farinha de aveia

— 80 mililitros de óleo de coco à temperatura ambiente

— 3 colheres de sopa de mel

— 1 colher de café de essência de baunilha

— 1 pitada de flor de sal

Para o recheio:

— 3 maçãs

— Sumo e raspas de meio limão

— 1 colher de sobremesa de canela em pó

— 2 colheres de sopa de mel de rosmaninho

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque as amêndoas num processador e triture até formar uma textura de farinha. Junte depois os restantes ingredientes para a base e triture novamente. Forre uma tarteira com a massa calcando bem os cantos. Pique toda a superfície com um garfo. Numa taça à parte, misture a maçã descaroçada e cortada em meias-luas, com os restantes ingredientes. Disponha as fatias de maçã sobre a tarde e verta o liquido por cima. Leve ao forno durante 40 minutos ou até a crosta começar a dourar.

Carregue na galeria em seguida e conheça algumas receitas fáceis que pode fazer em sua casa. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA