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A tarte de chocolate fit que leva apenas 3 ingredientes é perfeita para a Páscoa

Não tem açúcar nem glúten. A textura crocante dos cereais, contrasta com a cremosidade do bolo e faz toda a diferença.
É deliciosa.

O cacau, a principal matéria-prima do chocolate, é uma perdição para muitos — até de quem não é grande fã de doces. E, quando falamos de bolo com este ingrediente, a capacidade de resistir à tentação é ainda menor. Porém, isso não significa que tenha de deixar de lado o seu plano de alimentação saudável — basta optar por versões fit e menos calóricas.

Com a Páscoa aí à porta, cresce a vontade de experimentar novas receitas para surpreender os amigos e a família. Mas esqueça as farinhas brancas, os açúcares refinados e a típica tablete culinária. Esta tarte criada por Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha dos Sabores”, tem apenas três ingredientes e é rica em proteína. Os cereais sem açúcar fazem toda a diferença, introduzindo a crocância que contrasta com a cremosidade do chocolate. 

E tem tudo isso não fosse suficiente, é super-rápida e fácil de fazer. E não precisa de ir ao forno.

Do que precisa

— 100 gramas de cereais sem açúcar
200 gramas de chocolate com 70 por cento de cacau
2 pudins proteicos de caramelo (com peso total de 400 gramas)

Cobertura

— 60 gramas de chocolate preto com 70 por cento de cacau

Como se faz

Comece por derreter o chocolate em banho-maria. Depois, junte aos cereais e misture até que todos estejam pintados de chocolate. Forre um prato fundo com uma folha de alumínio e junte a mistura, preenchendo todo o espaço. A seguir, leve ao frigorífico durante 15 minutos ou até ficar duro. Retire da forma, preencha com os pudins e reserve a temperatura ambiente. 

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Aos poucos e sempre a mexer, adicione 30 mililitros de água quente — deve formar um creme fluido. Depois, verta por cima do pudim e alise. Por fim, decore com cereais triturados.

A engenheira de profissão e apaixonada por comida saudável recomenda que, no caso de usar chocolate amargo sem açúcar e cereais também sem açúcar, pode adicionar uma colher de chá de stevia líquida ou outro ingrediente adoçante ao seu gosto. Se utilizar um chocolate com menos percentagem de cacau (55 por cento, por exemplo), pode juntar uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco quando estiver a derreter para ficar mais fluido e fácil de misturar nos cereais. Relativamente aos pudins proteicos, pode substituí-los por uma lata de leite condensado cozido (bata bem antes de colocar na tarte). No entanto, tenha atenção: esta é uma opção muito mais calórica e menos saudável.

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