fit

A sobremesa perfeita. Não vai resistir a este parfait de pudim de chia e framboesa

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida é uma receita antiga, de origem francesa, conhecida em todo o mundo.
Todos vão adorar.

Quando o tema é a cozinha, mesmo que não sejamos profissionais, há sempre dois caminhos a seguir: experimentar e inovar, provar novos doces e arriscar, ou então ficar no prato tradicional e já conhecido, onde se sente à vontade, e onde sabe que não há margem para erro. Até nos restaurantes, a curiosidade em experimentar uma sobremesa diferente fica, muitas vezes, posta de parte.

Se não tivessem tentado, ao longo dos anos, novas receitas, é provável que no caso de Portugal pouco tivéssemos saído dos doces conventuais — e não estamos a falar de experiências profissionais. Muitas descobertas foram feitas por pessoas comuns, que gostavam de cozinhar e do mundo da pastelaria. No caso da sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, viajamos até França.

Estamos a falar de parfait de pudim de chia e framboesa, uma sobremesa deliciosa de origem francesa, criada na confeiteira parisiense Bordonneux, no século XIX. Tornou-se famosa e recriada em todo o mundo e, neste caso, pode facilmente fazê-la em casa. É ideal para a época do ano e todos vão gostar.

Para quem não sabe, a chia é uma semente, rica em gorduras saudáveis, vitaminas, proteínas e vegetais. Ajuda a regular o intestino e é uma boa aliada no ganho de massa muscular. Além disso, tem um bom aporte de fibra, e “incha” no estômago depois de ingerida, o que faz com que se sinta mais saciado.

No caso das framboesas, é uma fruta muito nutritiva, composta por bioativos que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir situações como envelhecimento precoce, diabetes e até doenças cardíacas. Tal como a chia, deixam-no com a sensação de que está saciado ao longo do dia. Além disso, fortalecem o sistema imunológico.

A receita foi pensada para duas pessoas, mas pode sempre adaptar a quantidade se for necessário.

Do que precisa

— 250 mililitros de leite amêndoa (ou outro leite vegetal)

— 200 gramas de framboesas congeladas (mais ou menos uma chávena)

— 4 colheres de sopa de sementes de chia

— 2 colheres de sopa de mel de rosmaninho

— Granola integral q.b.⁠⠀

— Framboesas para servir q.b.⁠⠀ ⁠⠀

Como se faz

Comece por preparar o pudim de chia colocando num copo triturador o leite de amêndoa, as framboesas e o mel. Divida por duas taças o batido de framboesa e numa delas adicione mais um pouco de leite (não muito, o suficiente para ficar com uma cor mais clara).⁠ Adicione duas colheres de sopa de sementes de chia em cada uma das taças e mexa bem com um batedor de arames.

Reserve no frigorífico durante duas a três horas tendo o cuidado de mexer a meio do tempo.⁠ Coloque em dois copos ou frascos, camadas alternadas de granola, pudim de chia de framboesa claro e por cima pudim de chia de framboesa mais escuro. Sirva com mais granola e framboesas frescas.⁠⠀

Já que aqui está, conheça o novo spot de Azeitão onde pode provar comida mediterrânea deliciosa. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA