fit

A segunda etapa da FINA Open Water Tour arranca em 2023 na cidade do Sado

Setúbal volta a estar na rota do circuito mundial de natação de águas abertas nos dias 27 e 28 de maio.
Circuito mundial de águas abertas.

Setúbal volta a estar na rota do circuito mundial de natação de águas abertas nos dias 27 e 28 de maio, sábado e domingo. O calendário da etapa da FINA Open Water Tour 2023 é composto por seis etapas a realizar ao longo do ano, com início nos dias 20 e 21 de maio, sábado e domingo, em Golfo Aranci, na Sardenha, Itália. Depois, a 27 e 28, a etapa no rio Sado vai decorrer como habitualmente, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

Às características naturais singulares da cidade acresce a capacidade e qualidade de organização, já demonstrada, pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Natação que é também reconhecida internacionalmente. Estes argumentos levam a que a cidade do Sado esteja, ano após ano, na rota desta modalidade internacional, quer na realização de etapas do circuito mundial, como foi o caso em 2022 da FINA Marathon Swim World Series, quer em provas de qualificação olímpica, o que, neste caso, se verificou em 2012, 2016 e 2021.

Depois de Setúbal, a competição segue para Paris, França, a 5 e 6 de agosto, sábado e domingo. Em Nantou, Taiwan a 28 e 29 de outubro, sábado e domingo e Hong Kong, nos dias 4 e 5 de novembro, também sábado e domingo. A elite da natação em águas abertas completa o circuito mundial com a sexta etapa da maratona aquática na distância de dez quilómetros a ser disputada nos dias 1 e 2 de dezembro, sexta-feira e sábado, em Eilat, Israel.

A natação de águas abertas também pode ser designada de natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar. Dadas as grandes distâncias percorridas, é por vezes chamada de maratona aquática, embora não sejam disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de 42 quilómetros.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA