fit

A sanduíche vegan de grão de bico que pode levar para a praia no verão

A sugestão é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e é ótima para os dias quentes que se avizinham.
Uma sugestão prática e fresca.

O verão chegou e está mais do que na altura de ir à praia. Dar uns bons mergulhos nas águas da Arrábida, apanhar sol e passear à beira-mar é tudo o que adoramos fazer nestes dias quentes. Por serem, de facto, dias com temperaturas muito elevadas é importante beber água para nos mantermos hidratados e consumir comidas mais frescas que não se estraguem com o calor.

Saladas ou sanduíches são uma boa opção para levar para a praia, uma vez que são frescas, práticas e conservam-se bem à sombra. Além das típicas sanduíches de ovo, atum ou delícias do mar com maionese, há muitas outras receitas que pode experimentar para não estar sempre a comer o mesmo. Se não tiver ideias, nós temos uma sugestão que pode aproveitar.

A proposta é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, da clínica setubalense MentesInquietas. Trata-se de uma sanduíche vegan com grão de bico. Se não é vegan e gosta de opções sem carne e de produtos que não são de origem animal, também pode comer este snack que é ótimo para levar para a praia ou para qualquer lado.

Tome nota da receita.

Do que precisa

— 4 fatias de pão Puravita Abóbora

— 1 lata de grão de bico

— ¼ chávena de sementes de girassol

— 3 colheres de sopa de tahini

— 1 colher de café de mostarda dijon

— 1 colher de sopa de xarope de agave

— ¼ chávena de cebola roxa picada

— 2 colheres de sopa de folhas de manjericão picado

— sal e pimenta

— cebola roxa, tomate e/ou espinafres para servir

Como se faz

Comece por colocar as sementes de girassol numa frigideira antiaderente e aguarde que torrem. De seguida remova-as da frigideira e deixe arrefecer. Adicione o grão de bico numa taça e esmague-o levemente com um garfo. Junte as sementes de girassol torradas, o tahini, a mostarda, o xarope de agave, a cebola roxa picada, sal e pimenta e misture com uma colher. Prove e ajuste os temperos, se for necessário.

Torre o pão Puravita de Abóbora (se desejar) e prepare os ingredientes que irá usar para guarnecer a sanduíche, como cebola roxa e espinafres. Pode colocar os ingredientes que preferir. Espalhe uma boa quantidade do recheio de grão de bico em duas fatias de pão, adicione os restantes ingredientes e coloque as duas últimas fatias de pão por cima. Regue com um fio de azeite e polvilhe com mais algumas sementes de girassol.

Pode marcar uma consulta com a nutricionista através do email mafalda.almeida@nullmentesinquietas.pt.

De seguida carregue na galeria para conhecer outras receitas leves e práticas que pode fazer no verão.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA