fit

A salada de origem italiana com legumes e croutons que tem de provar

Uma sugestão prática, leve e deliciosa da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.
Uma refeição refrescante para os dias mais quentes.

Uma salada sabe sempre bem, mas no verão sabe ainda melhor. Nos meses mais quentes temos vontade de comer refeições mais leves e frescas. Por norma, as saladas não só cumprem esses requisitos, como também são saudáveis, uma vez que incluem vários legumes. 

No entanto, isso não significa que este tenha de ser um prato sem graça. É possível fazer uma salada com legumes deliciosos e nutritivos e um molho que faz desta uma combinação vencedora. Se é fã deste tipo de comida, temos uma sugestão bastante prática e deliciosa.

A proposta é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, da clínica de Setúbal MentesInquietas. Consiste numa salada panzanela de legumes grelhados com croutons de pão de centeio e orégãos.

A panzanela é uma receita de origem italiana, bastante consumida nos meses de verão, sendo que um dos ingredientes é pão do dia anterior.

Tome nota da receita.

Do que precisa

— 4 fatias de pão de centeio grandes

— 4 tomates médios

— 1 courgette grande

— 1 beringela

— 1 dente de alho

— 1 ramo de orégãos secos

— 1 mão cheia de manjericão fresco

— Meia alface

— 2 mãos cheias de espinafres

— 125 gramas de iogurte natural

— Meio limão

— 2 colheres de sopa de azeite

— 2 colheres de sopa de azeitonas pretas

— Sal

— Pimenta

Como se faz

Comece por ligar o grelhador. De seguida, corte o tomate, a courgette e a beringela em fatias finas. Coloque-os no grelhador e tempere com sal e pimenta. Grelhe os legumes durante cinco minutos, vire e grelhe mais três minutos.

Retire os legumes do lume e reserve-os. Disponha as fatias de pão sobre o grelhador, pincele com um fio de azeite e orégãos secos e grelhe durante dois minutos e, passado esse tempo, vire-as para grelhar por mais dois minutos. Retire o pão do lume e corte em cubos. Numa taça misture o iogurte, o sumo de limão, o alho picado e um pouco de sal. Mexa bem o molho e reserve.

Coloque numa saladeira a alface cortada em pedaços grandes, os espinafres, as azeitonas descaroçadas cortadas em pedaços e as folhas de manjericão. A esta mistura junte os legumes grelhados, tempere com o molho de iogurte e envolva. Por fim junte os cubos de pão e sirva de imediato.

Pode marcar uma consulta com a nutricionista através do email mafalda.almeida@nullmentesinquietas.pt.

De seguida carregue na galeria para conhecer outras receitas leves e práticas que pode fazer no verão.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA