fit

A receita saudável de salada de atum e lentilhas verdes que vai mudar o seu verão

A proposta é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. Um almoço prático, saboroso e muito fácil de fazer.
Um almoço saudável e delicioso.

Às vezes temos vontade de comer uma refeição mais leve e prática, que não nos ocupe muito tempo e que seja saudável. Os pratos de salada são sempre vencedores nestes casos e, com a chegada do verão, são uma opção saborosa e mesmo refrescante. 

Há milhares de combinações possíveis e imaginárias para fazer uma boa salada, desde verduras, massas, queijos, e molhos incríveis que fazem com que toda a junção de ingredientes resulte na perfeição. Quanto às proteínas, também existem imensas alternativas que pode incluir como frango, peru, ovo, salmão, atum e até camarão. Qualquer uma destas sugestões resulta numa salada simples e cheia de sabor.

Porém, a NiS traz-lhe uma sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, da clínica de Setúbal MentesInquietas, que consiste numa salada de atum e lentilhas verdes. O melhor de tudo é que é saudável, saborosa e faz-se num instante. A receita apresentada dá para quatro pessoas.

Do que precisa

— 95 gramas de lentilhas verdes Salutem

— 200 gramas de massa fusilli

— uma lata de atum ao natural

— 100 gramas de queijo feta

— 60 mililitros de azeite

— duas colheres de sopa de vinagre balsâmico

— uma colher de sopa de xarope de agave

— sal, q.b.

— framboesas, q.b.

— lima, q.b.

— folhas de manjericão, q.b.

Como se faz

Comece por cozer a massa e as lentilhas verdes em água com sal consoante as instruções das embalagens. De seguida coloque numa taça as lentilhas e o atum já escorridos e envolva bem. Adicione o queijo feta, as framboesas e misture novamente.

À parte prepare o molho vinagrete colocando numa taça o azeite, o vinagre balsâmico e o xarope de agave. Misture bem até os líquidos formarem um vinagrete homogéneo. Regue a salada com o molho, polvilhe com manjericão picado e rodelas de lima.

Pode marcar uma consulta com a nutricionista através do email mafalda.almeida@nullmentesinquietas.pt.

De seguida carregue na galeria para conhecer outras receitas leves e práticas que pode fazer no verão.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA