fit

A receita de wellington de bacalhau e camarão para ser um verdadeiro chef

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida é uma adaptação de uma das receitas mais famosas do mundo.
Vai adorar.

Como todas as famílias portuguesas sabem, os pratos típicos da noite de Consoada são o polvo, o peru, o bacalhau e o borrego. Porém, este ano, temos uma sugestão que pode surpreender todos os presentes.

Já deve ter ouvido falar do famoso beef Wellington, em que a carne vai ao forno envolta em presunto e massa folhada. O prato foi criado em homenagem ao primeiro duque de Wellington, Arthur Wellesley, e foi uma forma de celebrar a vitória na Batalha de Waterloo, em 1815, quando derrotou Napoleão Bonaparte. Os britânicos imortalizaram o seu nome neste prato suculento, mas ao mesmo tempo crocante — e que tem sempre uma apresentação bonita e elegante.

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida vem com um twist — o Wellington é de bacalhau e camarão. A combinação é perfeita e a ocasião para experimentar a receita também, já que o bacalhau é um dos pratos típicos da quadra natalícia e pode ser preparado de uma forma diferente.

Além de ser um prato fit, não nos podemos esquecer que este peixe — tal como o camarão — é rico em nutrientes, proteínas e vitaminas — e fonte de ómega-3. A receita é pensada para seis pessoas, mas pode ser adaptada.

Do que precisa

— 200 gramas miolo de camarão 20/40

— 1 molho de grelos (ou nabiças)

— Azeite virgem extra, q.b.

— 1 cebola

— 3 dentes de alho

— 2 lombos de bacalhau

— 50 gramas de nozes

— 1 massa folhada

Como se faz

Comece por cozer os lombos de bacalhau. Desfie, retire as espinhas e reserve. Triture as nozes num processador de alimentos e reserve, igualmente. Numa frigideira, refogue a cebola e o alho muito bem picadinhos num fio de azeite. Junte o camarão e deixe ganhar cor. Adicione os grelos previamente esquentados em água a ferver. Cozinhe por alguns minutos até que evapore alguma água. Coloque esta mistura num processador de alimentos e triture bem.

Coloque uma folha comprida de película aderente sobre a bancada. Disponha a massa folhada por cima e cubra as nozes picadas. Espalhe por cima o preparado de camarão e grelos. Por último, espalhe o bacalhau desfiado. Enrole o bacalhau na massa folhada e feche tudo muito bem num embrulho. Cubra com a película aderente bem apertada para manter a forma cilíndrica e leve ao frigorífico durante 15 minutos.

Na última etapa, retire a película aderente e com um pincel, espalhe a gema de ovo pela massa folhada a toda a volta. Com a parte de trás da faca, faça uns riscos decorativos muito suaves na massa folhada, sem cortar. Leve ao forno a 220 graus, durante 15 a 20 minutos, até ficar dourado por fora. Retire e deixe assentar durante 5 a 15 minutos, antes de cortar e servir à fatia. É hora de provar, com um bom vinho branco acompanhar.

Já que estamos a falar de comida, recorda a sopa que previne o envelhecimento precoce, que leva apenas quatro ingredientes. Carregue na galeria caso queira saber quais os doces típicos de Natal mais calóricos —talvez fique surpreendido com o primeiro lugar.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA