fit

A receita de quiche ideal para aproveitar as sobras (e poupar nas refeições)

A proposta da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida leva abóbora, cogumelos e espinafres. Saborosa e fácil de fazer.
Fica com este aspeto.

A quiche é um tipo de torta feita com recheio à base de ovos e creme de leite, ao qual se adicionam os ingredientes consoante a vontade, podendo até aproveitar itens que tenha em casa. E verdade seja dita, acompanhada com uma salada é sempre uma boa opção, pois é prática e saudável para os dias em que estamos com pouco tempo. Apesar de hoje em dia ser um prato da culinária francesa, a sua origem é alemã. 

É exatamente essa a proposta desta semana da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida da clínica setubalense MentesInquietas: quiche de abóbora, cogumelos e espinafres. Pode comer em qualquer uma das refeições da semana, até porque é uma receita fácil de fazer e muita saborosa. A sugestão apresentada dá para uma quiche. 

Do que precisa

Base

— 400 gramas de farinha de aveia

— 100 mililitros de óleo de coco com linhaça

— 1 colher de chá de tomilho seco

— 1 colher de chá de alecrim seco

— Sal

Recheio

— Meia abóbora manteiga

— 1 mão cheia de espinafres

— 150 gramas de cogumelos brancos laminados

— 5 ovos

— 200 mililitros de bebida de amêndoa sem açúcar

— 1 dente de alho picado

— 1 cebola roxa picada

— 1 colher de chá de noz-moscada em pó

— Sal

— Azeite

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus. Numa taça misture todos os ingredientes para a base. Amasse até obter uma bola (caso esteja seca junte um pouco de água fria). Deixe repousar no frigorífico enquanto faz o recheio. Descasque a abóbora e corte em cubinhos. De seguida, corte os cogumelos em fatias. Numa frigideira anti-aderente salteie a cebola e o dente de alho picados. Quando a cebola começar a dourar junte a abóbora e os cogumelos e cozinhe em lume médio.

Quando os cogumelos começarem a encolher junte os espinafres e cozinhe até estarem amolecidos. Apague o lume e reserve. Numa taça à parte, junte os ovos, a bebida de amêndoa, a noz-moscada e o sal e bata bem. Retire a massa do frigorífico e estenda-a com um rolo da massa por cima de uma folha de papel vegetal. Transfira para uma tarteira, decalque bem e pique a massa com um garfo. Verta os legumes para dentro da massa de tarte forrando todo o fundo. Cubra com a mistura de ovos e leve ao forno a 180 graus durante 40 minutos.

Para marcar uma consulta com a nutricionista pode fazê-lo através do email mafalda.almeida@nullmentesinquietas.pt. Carregue na galeria para conhecer outras receitas de quiche. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA