A mousse de chocolate não é considerada uma das sete maravilhas do mundo porque consegue ultrapassar qualquer escala de tão saborosa que é. Tem quase poderes mágicos e, a cada colherada, sentimos que vamos ao céu e voltamos. O problema é quando acaba e quer comer mais. Apesar da tentação, todos sabemos a importância de contar calorias.
Pois bem, para quem não sabe, a receita da mousse foi adaptada ao longo dos anos, e, da tradicional com chocolate, surgiram inúmeras variantes. A origem remonta ao século XIX, onde era comum misturar ingredientes à “espuma” feita das claras de ovo, para dar mais sabor às sobremesas. Um dia, o artista francês Henri Toulouse-Lautrec teve a ideia de misturar chocolate amargo à espuma e deu origem ao que chamou, na época, “maionese de chocolate”.
Ainda que a receita original deva ser mantida e guardada para sempre, a verdade é que podemos optar por receitas mais saudáveis e simples de fazer. É o caso da versão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. “Esta mousse de chocolate é maravilhosa e só tem dois ingredientes. Não podem dizer que não vos tento facilitar a vida. Inspirei-me na receita da Vânia (Made by Choices) e criei esta mousse com um twist salgado e doce por cima. Ficou maravilhosa”, diz.
E acrescenta: “A base desta receita é água de cozer grão, o que faz com que tenham de comprar grão seco e cozer, que é muito mais saudável do que grão enlatado e, sendo uma base de água, praticamente não tem calorias. O valor nutricional desta mousse vem todo do cacau. Esta mousse não leva açúcar nenhum, por isso pode ser consumida, com moderação, por pessoas diabéticas, e não leva qualquer tipo de gordura”.
A receita foi pensada para quatro pessoas, mas pode sempre adaptar a quantidade se for necessário.
Do que precisa
— 150 mililitros de água de cozer grão de bico (aquafaba)
— 100 gramas de chocolate negro (mais de 70% de cacau)
Opcional:
— Sal dos Himalaias
— Coco desidratado
Como se faz
Bata a água de cozer grão até ficar com uma textura semelhante a claras em castelo. Derreta o chocolate em banho-maria e junte à água de cozer o grão até incorporar. Levar ao frigorífico durante duas horas. Sirva polvilhado com sal rosa e coco desidratado.