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A lasanha fit com requeijão e espinafres que até os miúdos vão querer comer

A receita é mais saudável do que as versões tradicionais — e uma opção equilibrada para toda a família.
É delicioso e saudável.

A lasanha é considerada uma especialidade tipicamente italiana, mas, na verdade, terá surgido na Grécia. O nome deriva de “laganon”, um tipo de massa comum no território grego. Ainda assim, o prato só se tornou popular no ano de 146 a.C, logo após a invasão romana. Conhecidos por adaptarem os costumes, gastronomia e cultura dos povos que invadiam, os romanos acabaram por levar a versão original da lasanha para Itália.

Centenas de anos depois, hoje em dia, quando chove ou estamos mais tristes, a lasanha acaba mesmo por ser um dos pratos de conforto favoritos da maioria das pessoas — e tem tanto de delicioso como de calórico. Mas nada tema: o que não faltam são receitas criativas e fit, sem abdicarem do sabor. 

É o caso da proposta de Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”. Os espinafres e o requeijão são as estrelas deste prato cheio de fibra e proteína. É também uma ótima forma de introduzir os legumes na alimentação dos miúdos — algo que sabemos que nem sempre é fácil.

Do que precisa

— 500 gramas de espinafres
— 350 a 400 gramas de requeijão
— 2 ovos
— 50 gramas de queijo ralado

Para o molho:

400 mililitros de leite ou bebida vegetal
1 colher de chá de alho em pó, salsa seca e sal
1 colher de sopa de azeite
30 gramas de amido de milho

Como se faz

Comece por cozer os espinafre em água temperada com sal. Escorra e coloque num coador para que saia o excesso de água. Depois, prepare o molho: leve ao lume um tacho com 300 mililitros de leite, junte o alho, a salsa e o sal. Dissolva o amido no restante leite e adicione ao tacho. Mexa sempre até engrossar, em lume médio.

Misture os espinafres cozidos com os ovos e o requeijão e aqueça o forno a 180 graus. Numa assadeira, faça duas camadas de molho, massa de lasanha e recheio de requeijão. Finalize com molho e queijo ralado. Por fim, leve ao forno durante 30 minutos (a meio do tempo verifique a cor e tape com uma folha de alumínio se estiver a ficar muito dourado).

A engenheira de profissão e apaixonada por comida saudável sugere que o recheio também pode ser de carne. Neste caso, deverá juntar cenoura, tomate, espinafres, couve ou courgette para que a refeição seja mais equilibrada e menos calórica.

Com o aumento dos preços nos bens alimentares, as conservas acabam por ser uma alternativa mais económica aos ingredientes frescos. Carregue na galeria para descobrir algumas receitas que pode preparar com produtos enlatados.

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