fit

A famosa Clássica da Arrábida 2023 chega este mês

As provas de ciclismo acontecem no dia 19 de março, domingo. Vão passar pelos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
Vai passar em três concelhos.

Setubalenses, apertem o cinto, pois estarão sobre rodas com a chegada da sexta edição da Clássica da Arrábida que acontece já no dia 19 de março, domingo. Com organização da Lima & Limão Cycling Services e da Federação Portuguesa de Ciclismo, esta edição da Clássica da Arrábida traz um pelotão internacional de 17 equipas à região para pedalar entre Palmela e Sesimbra, com passagem pela cidade do Sado.

A corrida inscrita no calendário da União Ciclista Internacional vai ganhando raízes como uma das provas de maior relevância em Portugal, sendo um veículo privilegiado para divulgar e dinamizar o território dos três concelhos unidos pela serra da Arrábida: Palmela, Sesimbra e Setúbal. Com partidas e chegadas alternadas, ao longo dos anos, pelos três municípios, a edição de 2023 começa no Largo de São João, no centro de Palmela, ao meio-dia de 19 de março. Os corredores terão pela frente uma viagem de 178,8 quilómetros, que terminará no Castelo de Sesimbra, por volta das 16h30.

Pelo caminho, o pelotão vai enfrentar as subidas do Alto de São Paulo e da Assenta, além de dois troços de terra batida, entre os quilómetros 96,5 e 97,1 e 151,8 e 153,4. O pelotão contará com 12 equipas portuguesas e cinco estrangeiras.

De Portugal estarão presentes os nove coletivos continentais — ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA, Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio, Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua — e ainda três equipas de clube, que serão selecionadas em função do ranking obtido até à semana anterior à Clássica da Arrábida.

Do estrangeiro chegam duas ProTeams e três equipas continentais. As representantes do segundo escalão mundial são as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e a Equipo Kern Pharma. Do terceiro escalão vêm a espanhola Electro Hiper Europa, a angolana BAI Sicasal Petro de Luanda e a britânica Trinity Racing.

A Clássica da Arrábida vai levar o desporto de alta competição à porta dos cidadãos residentes na região, divulgar a Arrábida enquanto destino para a prática de ciclismo em lazer, competição, treino ou deslocações e dinamizar a economia local, através da presença uma “caravana” com centenas de pessoas. Além disso, pretende criar raízes. 

Por isso mesmo e, porque a mobilidade ativa em bicicleta é uma prioridade da sociedade contemporânea, a Clássica da Arrábida será acompanhada por três eventos abertos aos alunos das escolas de Palmela, Sesimbra e Setúbal, estimulando a prática de ciclismo e os estilos de vida saudáveis nos mais jovens. Em Sesimbra, o open está agendado para 18 de março, sábado, entre as 14 e as 18 horas, no Parque Augusto Póvoa; em Setúbal, para o dia 25 de março, sábado, das 10 às 18 horas no Largo José Afonso. Por fim, em Palmela, está previsto para o dia 1 de abril, sábado, das 14 às 18 horas. 

Se é fã de bicicletas carregue na galeria para conhecer a loja Lima & Limão Cycling Services, umas das entidades organizadoras da Clássica da Arrábida.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA