fit

A caminhada para descobrir a caverna escondida nas falésias de Sesimbra

Com partida e chegada na Aldeia de Pedreiras, o trilho passa por miradouros com vistas panorâmicas para a Serra do Risco.
Nesta caminhada vai procurar uma caverna nas falésias.

Localizada num cenário geológico extraordinário, a Serra da Arrábida oferece algumas das paisagens mais deslumbrantes de Portugal. Com praias de águas límpidas, falésias majestosas, cavernas ocultas nas rochas, e uma biodiversidade ímpar, é um verdadeiro tesouro nacional. E no dia 15 de setembro, haverá uma oportunidade única de explorar este parque natural, que se distingue de qualquer outro.

O trajeto, organizado pela Caminhadas Smile, terá início às 9h30 e levará os participantes a subir até aos 300 metros de altitude. O ponto de encontro será na Aldeia de Pedreias e o percurso circular, deverá terminar aproximadamente às 15 horas.

Com um total de sete quilómetros, a caminhada por trilhos que apresentam desníveis acentuados levará os caminhantes a descobrirem uma caverna escondida nas encostas das falésias da Lapa da Cova. O percurso inclui paragens em vários miradouros, incluindo o Varandas da Achada, com vistas impressionantes da Serra do Risco, da Rechã da Achada e de Sesimbra. Durante o regresso será possível atravessar diversas áreas de exploração de calcário.

A caminhada contará com a presença do especialista em espeleologia, Francisco Rasteiro, que partilhará informações relevantes sobre a geologia, a flora medicinal e aromática, bem como a fauna da região. Após uma intensa subida à serra, os participantes serão recompensados com uma degustação de produtos regionais.

O menu inclui um molho pesto de funcho marítimo, sopa de cogumelos, espargos, rinchão, agrião e flores, além de empadas de bacalhau e camarão. Para sobremesa, haverá bolos de cenoura com chocolate, e de requeijão com mel e limão, doce de chocolate com ágar-ágar e frutos secos. Serão servidas bebidas de ervas medicinais para aliviar a sede. A degustação acontecerá às 13h30, proporcionando uma pausa revitalizante durante o passeio.

A organização da caminhada recomenda o uso de calçado adequado, protetor solar, chapéu e óculos de sol. Também é muito importante não se esquecer de levar água.

A organização recomenda o uso de calçado apropriado, proteção solar, chapéu, óculos de sol, sem esquecer a água. A inscrição é obrigatória, tem o custo de 26€ por pessoa e pode ser efetuada no site da organização. O valor inclui a caminhada, o seguro, o guia e a degustação. 

Leia também este artigo da NiT sobre o spot mais instagramável da Arrábida — uma rampa de descolagem de voo livre que muitos pensam que está desativada. 

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer nove trilhos que pode fazer para descobrir a Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA