fit

A app gratuita com treinos de 7 minutos que o vai deixar em forma

Treinos curtos, com margem para gerir o tipo de treino e intensidade. E super simples de usar.
Fique em forma em casa.

A tecnologia trouxe-nos uma série de confortos que os nossos antepassados achariam ser coisa de ficção-científica. Isto trouxe-nos uma série de vantagens mas também o risco de ficarmos mais sedentários do que devíamos.

Felizmente, quando bem utilizada, também nisto a tecnologia mostrar ser capaz de encontrar soluções. Em tempos de confinamento como aqueles a que a pandemia nos tem obrigado, em que muitas vezes passamos mais tempo sentados do que seria desejável, essa ajuda é ainda mais bem-vinda.

A “7 Minute Workout” é uma app desenvolvida pela Johnson & Johnson que tem sido um sucesso. O nome explica logo ao que vem: treinos de sete minutos. Disponível na App Store e em Google Play, é um sucesso em ambas as plataformas, onde conta com uma avaliação global próxima das 5 estrelas.

A app foi lançada originalmente em julho de 2020 e entretanto já foi alvo de atualizações que a melhoraram. Até ao momento, já foi descarregada mais de três milhões de vezes, a partir de mais de 200 países.

Com um simples smartphone (ou um Apple Watch) e sem nenhum equipamento especial, para lá de roupa e calçado desportivo, vai poder ganhar uma rotina de treino super adaptável. Com o tempo curto de treino proposto, de 7 minutos, vai ser difícil é arranjar desculpas de falta de tempo para não lhe dar uso.

Uma das vantagens da aplicação é que é muito mais versátil do que se possa pensar à primeira vista. Há mais de 70 exercícios propostos disponíveis, a quese juntam outros 22 treinos adaptáveis. Aqueles sete minutos podem assim ser testados todos os dias do ano com a garantia de que o treino é sempre diferente.

É simples de usar.

A app é uma criação conjunta da Johnson & Johnson com a orientação do instrutor de fitness Chris Jordan. Além das propostas de exercícios, encontra lá também alguns vídeos exemplificativos, todos protagonizados por Chris Jordan.

É possível gerir o tipo de treino que quer à sua maneira ou escolher um programa predefinido. A vantagem deste último é que o programa prevê logo uma evolução na intensidade e na complexidade dos exercícios. O que quer dizer que quanto mais a usar, melhor noção irá ter da sua progressão.

O ritmo de treino conta também com liberdade de escolha. Pode fazer diferentes circuitos enquanto acompanha o relógio, as instruções do exercício dadas por Chris Jordan ou simplesmente ouvir música ao seu gosto.

Pode também orientar o tipo de treino à medida das suas necessidades. O que quer é puxar pelos pulmões? Pode focar-se em atividades cardiorrespiratórias. Está à procura de ajuda a contrariar certos desconfortos? Pode focar-se mais em treinos de flexibilidade ou de força. Se a sua preocupação são aquelas gordurinhas localizadas extra, tem também treinos orientados para certas cadeias musculares.

Outra vantagem simples é que a “7 Minute Workout” consegue ir armazenando a informação das suas performances anteriores. Desse modo, consegue analisar a sua própria evolução ao longo do tempo. Se o que melhor o motiva é o lado competitivo, a app permite tirar captura de ecrã dos resultados do seu treino. Pode assim partilhar no Facebook ou Twitter diretamente ou enviar a um amigo, em tom de saudável rivalidade e ver depois se a resposta é à altura.

Se no seu caso até anda em forma e acha que os tais sete minutos de treino são coisa pouca, e tem tempo e margem para mais, não tem problema. É possível definir ciclos diferentes. Os tais sete minutos são mesmo o tempo mínimo de treino, e pode ser costumizado até um total de 32 minutos.

Ao contrário de outros jogos e aplicações, não precisa de gastar dinheiro para explorar as potencialidades da app

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA