fit

9 trilhos incríveis para conhecer os recantos secretos da Arrábida

Dos Moinhos ao Risco, conheça as nossas sugestões de caminhadas, que pode fazer em família ou sozinho.
A famosa Rampa da Arrábida.

Praticar exercício físico e adotar hábitos de vida mais saudáveis são duas das resoluções de ano novo da maioria das pessoas. O grande problema é que, ao longo do ano, acabamos por perder a motivação e arranjar várias desculpas para escapar aos treinos. Se detesta o ambiente dos ginásios convencionais e mora no concelho de Setúbal, temos uma sugestão. Pode explorar os trilhos e as paisagens incríveis do Parque Natural da Arrábida, seja em grupo, a dois ou na sua própria companhia.

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Parque Natural da Arrábida conta com cerca de 17 mil hectares. Para quem não sabe, desde os anos 40 que surgiu a necessidade de proteger este património, dada a descoberta de “características particulares do maciço Arrábico”, o que levou à criação da Reserva da Arrábida, em 1971. Ainda assim, a lei era insuficiente para garantir a proteção total e, por isso, a 28 de julho de 1976, surge o Parque Natural da Arrábida. “Esta classificação visou proteger os valores geológicos, florísticos, faunísticos e paisagísticos locais, bem como testemunhos materiais de ordem cultural e histórica”, explica o Instituto.

Em 1998, a área de delimitação aumentou, com a criação de uma área marinha Arrábida-Espichel, o que significa que também as águas que banham a Arrábida ficaram abrangidas pelos “objetivos de conversação da natureza”. A altitude máxima da serra são 501 metros, no famoso Alto do Formosinho. A Arrábida concentra também uma “elevada riqueza de biodiversidade vegetal”, com 42 tipos e subtipos de habitats presentes — dez são prioritários para a conservação. Além da vasta flora, há, de acordo com dados de 2011, 12 anfíbios, 17 répteis, 136 aves e 34 mamíferos.

Não existe melhor forma de conhecer um local do que através do nosso olhar. Por isso mesmo, existem inúmeros percursos pedestres, com vários graus de dificuldade e por diversos sítios do Parque Natural da Arrábida, que o transportam para o centro da natureza, que tem a sua inegável beleza, mas também aspetos curiosos, numa área com elevada diversidade vegetal e animal. A Outdoor Portugal, um site com diversas sugestões de caminhadas pelo País, deixa algumas propostas de passeios, com partida de vários pontos estratégicos da Arrábida.

Carregue na galeria e descubra nove percursos pedestres, que o vão levar a conhecer os cantos da serra da Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA