cultura

Exposições, uma feira e cinema: vai ser assim a Festa da Ilustração de Setúbal

A sétima edição do evento acontece de outubro a dezembro. Saiba tudo o que pode fazer este ano.
Imperdível.

Todos os anos, a cidade de Setúbal transforma-se na capital da ilustração, com a Festa da Ilustração “É Preciso Fazer um Desenho?”. A edição de 2021 decorre entre outubro e dezembro e o programa oficial, já divulgado pelo município, inclui workshops, música e cinema, em vários espaços da cidade.

A artista Marta Madureira é a convidada especial da sétima edição da Festa de Ilustração. O trabalho da designer e ilustradora contemporânea está em destaque numa mostra na Galeria de Exposições da Casa da Cultura.

A inauguração está prevista para o próximo dia 2 de outubro, sábado, às 15 horas. A exposição é de entrada gratuita, tal como todas as outras iniciativas da Festa da Ilustração, e está patente até 28 de novembro, domingo.

Em destaque na Casa da Cultura está o artista canadiano Pierre Pratt, o convidado estrangeiro desta edição, com uma mostra no Espaço Ilustração, que abre também no dia 2, pelas 15 horas, e que pode ser visitada pelo público até 28 de novembro, domingo.

A 2 de outubro, abrem mais três exposições, como é o caso de “Desenhos em Cena”, que junta ilustrações de Lauro António. No dia 8 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, a Casa do Largo —  Pousada da Juventude, recebe a exposição “Futurando”, em formato mais reduzido, com trabalhos de escolas superiores de artes selecionados por alunos e professores.

No dia seguinte, 9, a Livraria Culsete, às 11 horas, e a Galeria Lapso, às 16 horas, revelam o “Vírus”, de André Ruivo, um conjunto de reflexões sobre a pandemia, com cerca de 200 trabalhos entre os dois espaços.

Além da exposição “Vírus”, André Ruivo, apresenta, a 17 de novembro, igualmente na Livraria Culsete, o livro com o título homónimo que compila todas as criações do ilustrador realizadas durante os períodos de confinamento

No mesmo dia, às 17 horas, a Casa Bocage exibe “Sai do Meu Filme”, com trabalhos de Tiago Manuel. A grande novidade desta edição é a inclusão da mostra “Preto no Branco”, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de homenagem a Vasco de Castro, ilustrador falecido em julho deste ano. A exposição vai estar presente por aqui até ao dia 30 de outubro.

A edição 2021 da Festa da Ilustração conta ainda, além de mais de uma dezena de exposições, com várias atividades culturais, como uma sessão especial do ciclo Muito Cá de Casa, com os convidados Marta Madureira e Jorge Silva, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

Outro dos destaques do evento é a Feira da Festa, a realizar ao longo de dois dias em A Gráfica —  Centro de Criação Artística, com a participação de profissionais da área do design.

O espaço A Gráfica recebe ainda, no âmbito da programação da Festa da Ilustração, três sessões de um ciclo de cinema de animação, numa extensão do festival Indie Lisboa, as duas primeiras a 17 e a 31 de outubro, e outra a 7 de novembro, todas com início às 16 horas. Pode consultar o programa completo da Festa da Ilustração de Setúbal 2021 no site do município.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA