Se existem verdadeiras lendas que se eternizaram em nome individual, pelo talento e dedicação inegáveis no mundo da música, também há grupos que, a nível mundial, levaram fãs ao rubro em concertos esgotados. Portugal tem, em vários géneros, artistas de renome e duos imbatíveis e Azeitão vai receber, este fim de semana, o espetáculo de um deles.
É na Sociedade Filarmónica Providência, em Vila Fresca de Azeitão, que vai poder assistir, esta sexta-feira, 10 de janeiro, ao concerto do Duo Komorebi, entre Camila Mandillo (soprano) e João Casimiro Almeida (piano).
O recital, marcado para as 21 horas, será realizado em celebração do Dia de Reis e terá entrada livre. “O duo dará a ouvir um repertório de canções e árias de ópera, compostas entre o século XIX e meados do século XX”, explica a Miso Music Portugal, organizadora do evento, em conjunto com a Junta de Freguesia de Azeitão.
Assim, “apresentam árias de grandes nomes da ópera como Rossini, Massenet e Richard Strauss, canções de Brahms, Schubert e ainda um ciclo de canções do compositor espanhol Manuel de Falla”, refere a organização.
Camila Mandillo é graduada pela Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin enquanto bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Já atuou em locais como Casa da Música, Deutsche Oper Berlin, e festivais como o Música Viva e o Festival Francisco Lacerda. Desde 2024 que é artista em residência na Queen Elisabeth Music Chapel, na Bélgica.
Por outro lado, ao longo da sua carreira, João Casimiro Almeida já recebeu inúmeros prémios, como o primeiro prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, nos Prémios David Russell em Vigo e no Concurso Internacional Paços Premium. Apresenta-se com frequência nas mais conceituadas salas de concerto do país, como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Já que estamos a falar de cultura, carregue na galeria para conhecer a programação de janeiro do Fórum Municipal Luísa Todi.