cultura

Verão chega a Setúbal com fado nas ruas, noites quentes e entrada livre

A iniciativa Fado em Setúbal conta com dezena e meia de fadistas e três atuações por noite. Os concertos de rua são gratuitos.
Começa no dia 6 de junho e só termina em agosto.

Há elementos que definem um país: o território, a bandeira, a língua e a cultura. Em Portugal, há uma expressão cultural que se destaca como símbolo e que é um fio condutor de gerações: o fado. Em 2011, foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Preservar esta tradição e transmiti-la às novas gerações é fundamental.

Com esse propósito, o Município de Setúbal, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, organizam a iniciativa Fado em Setúbal, que oferece sessões de fado às sextas-feiras e sábados, sempre às 21h30. Ao todo são dezena e meia de fadistas, atuando três em cada noite, em concertos ao ar livre e de entrada gratuita.

O objetivo passa por proporcionar cultura descentralizada pelo território entre os dias 6 de junho e 30 de agosto. Nos espetáculos, os fadistas setubalenses estão acompanhados de Pedro Antunes, Custódio Magalhães e Tiago Lopes, na guitarra portuguesa, e por Carlos Pinto e Vítor Pereira, na viola de fado.

Na freguesia de Azeitão, há espetáculos a 6 de junho, no Parque do Morango, com Carlos Zacarias, Ramiro Costa e Susana Martins, a 12 de julho, nos Lavadouros de Oleiros, com Carla Lança, Joana Lança e Ramiro Costa. A mesma freguesia acolhe, em agosto, mais dois espetáculos, no dia 2, no Parque de Vendas de Azeitão, com Fernando Anselmo, Luís Miguel e Maria do Céu Freitas, e a dia 16, na Quinta do Bom Pastor, com Franklin do Carmo, Inês Pereira e Maria Caetano.

Em Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, decorrem a 6 de junho, na Quinta da Amizade, com Franklin do Carmo, Maria Caetano e Maria do Céu Freitas, e a 12 de julho, no Vale Ana Gomes, com Carlos Zacarias, Inês Pereira e Fernando Anselmo. Os concertos nesta freguesia prosseguem a 18 de julho, no Bairro do Capador, com Joana Lança, Luís Miguel e Sara Margarida, e terminam a 23 de agosto, na Gâmbia, com atuações de Maria Caetano, Ramiro Costa e Susana Martins.

Na freguesia de São Sebastião estão agendadas seis noites de fado. A primeiro, no dia 7 de junho, no Largo 2 de Setembro, na CHE Azeda, com Fernando Anselmo, Joana Lança e Maria do Céus Freitas. Segue-se, a 13 de junho, no Vale do Cobro, as atuações de Franklin do Carmo, Sara Margarida e Susana Martins, enquanto em julho, no dia 5, o Bairro Vila Maria recebe as vozes do fado de Carla Lança, Carlos Zacarias e Maria do Céus Freitas. Em agosto há dose tripla de fado em São Sebastião: dia 1, no Bairro Afonso Costa, com Carla Lança, Inês Pereira e Ramiro Costa, dia 9, na Rua Serra do Louro, no Bairro da Terroa, com Carlos Zacarias, Luís Miguel e Sara Margarida e o último, a 23 de agosto, no Jardim de Palhais, num espetáculo com as atuações de Inês Pereira, Luís Miguel e Sara Margarida.

No território da União das Freguesias de Setúbal, o ciclo de concertos começa a 14 de junho, em Vanicelos, com Franklin do Carmo, Maria Caetano e Ramiro Costa. O seguinte é a 28 junho, no Largo da União Desportiva do Casal das Figueiras, com Carla Lança, Inês Pereira e Sara Margarida, enquanto em julho, a 11, o Largo da Fonte Nova recebe Carlos Zacarias, Joana Lança e Maria Caetano. O mês de agosto reserva espetáculos nesta freguesia nos dias 8, na Rasca, com Fernando Anselmo, Inês Pereira e Maria do Céu Freitas, e 30, na Praceta da Primavera, com Carla Lança, Maria do Céu Freitas e Susana Martins.

O Fado em Setúbal vai à freguesia do Sado a 5 de julho, na Quinta do Meio, em Praias do Sado, com Inês Pereira, Joana Lança e Luís Miguel, e a 2 de agosto, no Espaço Liberdade, no Faralhão, com Carla Lança, Joana Lança e Susana Martins.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA