cultura

Vem aí uma exposição sobre o cineasta Lauro António na Casa das Imagens

A mostra de entrada livre é inaugurada este sábado, 24 de setembro.
O cineasta português morreu em fevereiro deste ano.

Está a chegar uma exposição que partilha documentos, fotografias e objetos relacionados com o percurso de vida do cineasta Lauro António, que morreu em fevereiro deste ano. A inauguração está agendada para o próximo dia 24 de setembro, às 17 horas, na Casa das Imagens, em Setúbal. Esta mostra evoca as memórias da infância e da adolescência do cineasta até aos 15 anos e é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

“Lauro António. Os primeiros anos” é uma homenagem a Lauro António por ocasião da celebração do 80.º aniversário do seu nascimento. A entrada na mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas, na parte da manhã. Já no período da tarde, entre as 14 e as 18 horas. Sábado, 24 de setembro, é possível assistir entre as 14 e as 18 horas. Esta iniciativa inserida nas Comemorações Bocagianas 2022 inclui ainda uma tertúlia com a participação do filho Frederico Corado, de Tito Lívio e de outros amigos de infância de Lauro António. 

A par da exposição realiza-se entre 12 de novembro e 21 de janeiro um ciclo de cinema com a exibição de alguns dos filmes que mais marcaram a vida de Lauro António. A 12 de novembro são exibidos, “Bambi”, o primeiro filme visto pelo cineasta quando era miúdo, a 19, “Ladrões de bicicletas” e a 26 “O tesouro da Sierra Madre”.

Os sapatos vermelhos” estará em exibição a 17 de dezembro. O mês de janeiro reserva, a 7, “A costela de Adão”, a 14, “O terceiro homem” e, a 21, “Rio Grande”. As sessões começam sempre às 15 horas e têm entrada gratuita mediante reserva pelos contactos 969 754 116 ou email casadasimagens@nullmun-setubal.pt.

O cineasta nasceu a 18 de agosto de 1942, em Lisboa. Com apenas 11 anos, já escrevia para jornais portalegrenses e alguns desses artigos, publicados no jornal “A Rabeca”, são partilhados na mostra “Lauro António. Os primeiros anos”.

Uma caderneta escolar e uma régua assinada, recortes de jornal com indicações manuscritas da avó materna com sugestões de leitura, duas pinturas do pai Lauro Corado, uma das quais se encontrava no quarto de Lauro António, e o livro “Príncipe com orelhas de burro”, oferecido pelo escritor José Régio em troca de um quadro que desenhou quando era jovem, são outros objetos em exposição.

A Casa das Imagens abriu em maio de 2021. A biblioteca do espaço tem publicações de cinema, audiovisuais e televisão, assim como de banda desenhada e cartoons, revistas especializadas de cinematografia, enciclopédias gerais e obras generalistas. O espaço conta com uma mediateca, que inclui uma coleção de filmes com 1500 cassetes VHS e dez mil DVD e Blu-Ray, além de CD, discos em vinil, cassetes-áudio, cartazes, fotografias e material publicitário de filmes.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA