O renovado equipamento militar foi inaugurado no dia 10 de julho do ano passado mas tem anos de histórias para contar. E é isso mesmo que vai ser revelado na exposição “O Forte de Albarquel ‒ Uma Breve Cronologia do Monumento (1641-2021), no auditório da Biblioteca Municipal de Setúbal.
A partir do dia 8 de janeiro, sábado, pode ficar a conhecer toda a história do monumento. A inauguração, que acontece por volta das 14 horas, mostra em texto os pormenores históricos sobre a antiga fortaleza militar, desde a sua construção até ser desartilhada em 1833 e o processo de desafetação do domínio público militar em 2001.
Os visitantes vão também descobrir gravuras, manuscritos, plantas e fotografias antigas e modernas do Forte de Albarquel. A mostra é composta por seis painéis, que expõem os detalhes sobre a reabilitação do monumento ao longo de quatro anos (2018-2021), pela Câmara Municipal de Setúbal. Existe ainda uma cronologia com todas as datas e informações importantes sobre a fortaleza militar.
A exposição, organizada pelo município, pode ser visitada até ao dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 14 às 19 horas. A entrada é gratuita.
O Forte de Albarquel renasceu como centro cultural e educativo do concelho em julho de 2021. O antigo edifício, cedido pelo Ministério da Defesa à Câmara Municipal de Setúbal, em janeiro de 2015, foi alvo de obras de requalificação num investimento superior a 1,6 milhões de euros.