cultura

Vem aí uma exposição em homenagem a Manuel Bola

A mostra fotográfica sobre o ator é inaugurada esta sexta-feira, 1 de março, no Fórum Luísa Todi. A entrada é livre.
A exposição vai recordar o percurso e a carreira do ator.

Quem é que já não ouviu falar do nome de Manuel Bola, que participou no mítico programa da SIC “Os Malucos do Riso” e protagonizou tantas outras novelas portuguesas? Esta sexta-feira, 1 de março vai poder recordar os vários momentos da vida e carreira do ator e poeta setubalense.

A exposição “Manuel Bola — Registo Fotográfico”, de homenagem a Carlos Rodrigues, familiarmente conhecido como Manuel Bola é inaugurada às 18 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. A mostra conta com dez fotografias cedidas pela atriz Isabel Ganilho, amiga do homenageado, que ilustram grande parte da carreira e percurso do ator pelo teatro amador e profissional setubalense, em particular no TAS — Teatro Animação de Setúbal.

Vão marcar presença na sessão, Pedro Pina, vereador da cultura da Câmara Municipal de Setúbal e os familiares e amigos mais próximos de Manuel Bola. A exposição, de entrada livre é organizada pela autarquia, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro. Pode ser visitada até 31 de março, domingo no Fórum Municipal Luísa Todi, de terça a domingo, das 13 às 20 horas.

Manuel Bola nasceu a 3 de setembro de 1944, em Setúbal. Foi ator residente no TAS — Teatro Animação de Setúbal, onde entrou em 1978. Participou em mais de 30 séries de televisão, como “Gente Fina É Outra Coisa”, “Os Malucos do Riso”, “A Banqueira do Povo”, “Nico d’Obra”, “Nós os Ricos”, “A Loja do Camilo”, “Jardins Proibidos” e “Inspector Max”. Mas foi a série “Os Malucos do Riso” transmitida pela SIC que fez com que se tornasse mais conhecido pelo público.

Morreu em dezembro de 2016 aos 72 anos. Em setembro de 2017, a sua figura foi imortalizada numa escultura, na Avenida Luísa Todi. A obra, da autoria do artista plástico Jorge Pé-Curto tem cerca de 2,15 metros de altura e fica voltada para o Fórum Luísa Todi. 

tags: Carlos Rodrigues, Dia Mundial do Teatro, exposição, Fórum Municipal Luísa Todi, homenagem, Manuel Bola