cultura

Vem aí um evento online sobre o papel das mulheres no setor dos vinhos

O webinar “O Vinho no Feminino” está marcado para o dia 12 de março. Já se pode inscrever.
Começa às 17 horas.

Antigamente, a maioria das mulheres estava em casa a tratar dos filhos e a fazer as tarefas domésticas enquanto o homem trabalhava para sustentar a família. Só as mulheres mais ricas é que conseguiam ir para a faculdade e entrar no mundo real do trabalho. Com o passar dos anos, essas diferenças foram desaparecendo. Ainda assim, há quem considere algumas profissões só para homens, como por exemplo cargos de chefia de forças de segurança, pilotagem ou na área vínica. 

É precisamente para debater este tema que vai decorrer o webinar “O Vinho no Feminino”, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, em Setúbal. A sessão online é no próximo dia 12 de março, às 17 horas. 

O painel vai incluir oradoras espanholas e portuguesas ligadas ao setor vínico, desde consultoras internacionais, enólogas, sommeliers e gestoras de empresas, que vão partilhar testemunhos, vivências e histórias de vida do seu percurso profissional.

Os objetivos são promover uma tertúlia de reflexão sobre a atuação da mulher no mundo dos vinhos, fazer a ligação entre o passado e o presente e analisar a evolução do papel das mulheres na sociedade contemporânea.

As oradoras convidadas são as empresárias portuguesas Marta Palhoça, da adega Filipe Palhoça Vinhos – Quinta da Invejosa, Ana Maria Lobo, da Casa Agrícola Assis Lobo, Sofia Lima Fortuna, da Lima Fortuna e a diretora técnica da Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa, Lisete Osório.

De Espanha, participam Isabel Cuevas, empresária da Peninsula, Iberian Wines, Maria Antonia Fernandez-Daza, enóloga e investigadora e Piedad Fernández, presidente da Asociación Mujeres Amantes del Vino de Extremadura.

As inscrições já estão abertas e são limitadas a 100 participantes. Para participar, pode inscrever-se online. O evento vai ser transmitido no canal de YouTube e na página de Facebook do município de Setúbal.

Além do webinar “O Vinho no Feminino”, está marcado um concerto online para assinalar o Dia da Mulher, com a soprano Ana Tomás, a harpista Beatrix Schimdt e a atriz Manuela Couto.

Neste espetáculo, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, as três artistas apresentam obras musicais e literárias que refletem a criatividade da mulher e homenageiam as conquistas femininas em diferentes contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos.

A harpa de Beatrix Schimdt e as vozes de Ana Tomás, que interpreta peças musicais, e de Manuela Couto, na declamação de poesia, são acompanhadas ao piano por Gonçalo Simões. O concerto, gravado na Igreja do Convento de Jesus e com transmissão online será transmitido transmitido no canal de YouTube e na página de Facebook do município de Setúbal, a partir das 21 horas de dia 8 de março.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA