Terminar o mês com muita música e dança, mas longe de uma discoteca ou bar, é uma ótima opção. Afinal, poucas pessoas têm energia para frequentar estes espaços numa segunda-feira. Se é uma delas, nada melhor que uma sessão de cinema gratuita; o Fórum Municipal Luísa Todi vai exibir “Footloose” a 31 de março.
A exibição do filme realizado por Herbert Ross acontece pelas 21 horas e está inserida na masterclass “Cinema Americano, Anos 80”. A iniciativa traz ao concelho dezenas de filmes com mais de 40 décadas, que integram a coleção do antigo cineasta e crítico cinematográfico Lauro António.
A história da produção que estreou em 1984 acompanha Ren McCormack (Kevin Bacon), um adolescente criado em Chicago que se muda para casa dos tios na pacata localidade de Bomont, no Midwest. Ao chegar, torna-se amigo de Willard Hewitt (Chris Penn) e descobre que a dança e o rock n’ roll são proibidos na cidade.
O percurso do protagonista cruza-se também com o de Ariel (Lori Singer), uma adolescente rebelde que namora com Chuck Cranston (Jim Youngs), um rapaz violento que a maltrata. Juntos, começam a desafiar as regras de Bomont e levam música a todos os seus habitantes.
Apesar de Bacon ter ficado eternamente conhecido como a protagonista do filme que se tornou um clássico, a verdade é que o ator esteve perto de não conseguir o papel. Isto porque outros dois artistas estiveram na corrida: Tom Cruise e Rob Lowe. Contudo, o primeiro estava indisponível devido às gravações de “All The Right Moves” e o segundo sofreu uma lesão que o impediu de assumir o papel.
A obra chegou a ser nomeada para dois Óscares, em 1985, o de Melhor Canção Original e Melhor Banda Sonora. Apesar de não ter vencido em nenhuma categoria, arrecadou cerca de 80 milhões de euros em bilheteira, tendo sido o sétimo filme mais rentável do seu ano de estreia.