cultura

Vai haver uma exposição de homenagem ao pai do Toy

A mostra dedicada ao trabalho do famoso alfaiate e artista António da Costa Ferrão é inaugurada a 8 de dezembro, sábado, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A exposição abre ao público às 15 horas.

“António da Costa Ferrão – alfaiate e artista” é o nome da exposição, que junta fotografias e artefactos ligados à profissão de alfaiate. Com abertura prevista para o dia 8 de novembro, sábado, às 15 horas, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a mostra é uma homenagem à vida de António da Costa Ferrão, pai do cantor Toy.

O programa da sessão inclui memórias, histórias e poesia por Victor Gaspar e José Raposo e pelos filhos do homenageado, Maria Leonor Neves Ferrão Machado e Toy e ainda um apontamento musical pelo cantor e pelo Grupo de Cantares Populares e Tradições da Junta de Freguesia de São Sebastião.

A exposição resulta da doação do espólio dos instrumentos de trabalho da Alfaiataria Ferrão pelos filhos do alfaiate e vai estar patente até 31 de janeiro, quinta-feira, de terça a sexta, das 09h30 às 18 horas e sábado e domingo, entre as 14 e as 18 horas.

Natural de Ançada, Mangualde, António da Costa Ferrão, atualmente com 94 anos, começou o ofício aos 11, depois de terminar a 4ª classe. Trabalhou no ramo durante 75 anos, primeiro em Lisboa e mais tarde, em Setúbal. Inscreveu-se como sócio da Sociedade Musical Capricho Setubalense e Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, onde aprendeu solfejo e tocou trompete nas duas bandas filarmónicas.

O alfaiate também teve aulas de música.

Dedicado de corpo e alma às suas artes, dividiu o seu tempo em duas atividades. Durante o dia era alfaiate numa loja física no primeiro andar de um edifício, na Travessa do Postigo da Pedra e à noite era músico e tocava guitarra elétrica, violino, contrabaixo, banjo e viola-baixo acústica em bailes, orquestras e grupos de cantares.

tags: “António da Costa Ferrão – alfaiate e artista”, António da Costa Ferrão, exposição, homenagem, inauguração, Museu do Trabalho Michel Giacometti, pai do Toy, TOY