cultura

Há festa de teatro e cinema até setembro no Fórum Luísa Todi

O auditório irá promover três peças e terá as habituais MasterClass de História do Cinema.

Há festa de teatro com programação especial no Fórum Municipal Luísa Todi. Vai poder assistir a vários espetáculos como “Las Expertas”, da companhia espanhola La Compañía Albadulake, “A Tempestade”, pela Companhia João Miguel Garcia e “Há Beira na Revolta!”, da ESTE – Estação Teatral da Beira Interior.

Esta quinta-feira, 23 de agosto, às 22 horas é exibido o espetáculo “Las Expertas”, de La Compañía Albadulake, no âmbito da XX Festa do Teatro. Na encenação, quatro jovens são escolhidas para participar num casting feroz, orientado por um programa informático, em que se procura um estereótipo de mulher concreto: um modelo social, que utiliza a imagem da mulher de forma mercantilista e banal.

A 24 de agosto, sexta-feira, às 22 horas o Fórum Luísa Todi acolhe a peça “A Tempestade”, de William Shakespeare pela Companhia João Miguel Garcia, uma história repleta de vingança e histórias de amor. Trata-se de um enredo de conspirações oportunistas. Contrapõe o baixo com o alto, a terra contra céu. Contrasta os instintos aos desejos de liberdade.

A 2 de setembro, domingo, às 23 horas é dia de “Há Beira na Revolta!”, uma criação da ESTE – Estação Teatral da Beira Interior, que apresenta na XX Festa do Teatro três histórias de força, coragem e resiliência beirã. Os episódios, passados entre os séculos XIX e XX, culminam com a revolta de um povo desgastado com as adversidades impostas por aqueles que constantemente abusam do poder, da violência e do suborno.

Fora do ciclo da Festa do Teatro, no dia 20 de setembro, quinta-feira, às 21h30 é encenado o espetáculo de mímica “Marcel”, da companhia polaca Warsaw Mime Center Company. A performance mímica é um drama passado numa escola de aldeia imediatamente antes da II Guerra Mundial. O espetáculo, como o próprio nome indica, homenageia o mestre da pantomima Marcel Marceau.

Os bilhetes para os espetáculos custam entre 6 € e 8 €.

Além do teatro, sob o tema “O Actor”, as MasterClass de História do Cinema pelo cineasta Lauro António continuam a acontecer todas as segundas-feiras, às 21 horas.

A próxima sessão de entrada livre está marcada para esta segunda-feira, 20 de agosto, com o filme “A Leste do Paraíso”, de Elia Kazan. A produção americana conta a história de uma família americana durante a I Guerra Mundial e da forma como os filhos lutam pelo afeto do pai, ao mesmo tempo que tentam salvar da bancarrota a fazenda onde vivem. O drama conta com nomes como James Dean, Raymond Massey e Julie Harris.

No dia 3 de setembro é exibido o filme “Jubal”, de Delmer Daves, centrado na história de Jubal Troop (Glenn Ford), um cowboy solitário, que rejeita os avanços sexuais de uma rancheira frustrada no meio de um conflito que pode conduzir à sua morte. O elenco conta com os atores Glenn Ford, Ernest Borgnine e Rod Steiger.

A 10 de setembro é a vez de “O Rei e Eu”, de Walter Lang. A película narra a história verídica da viúva inglesa Anna Leonowens, que viaja para o Sião, atual Tailândia e é contratada como precetora e professora dos filhos do rei, em 1860. O filme é protagonizado por Yul Brynner, Deborah Kerr, Rita Moreno.

No dia 17 de setembro é exibido o filme “Vertigo”, de Alfred Hitchcock, um romance trágico entre um ex-polícia com vertigens e uma mulher que está a investigar a pedido do marido. O thriller contam com os atores James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes.

tags: cinema, espetáculos, Fórum Municipal Luísa Todi, programa, teatro