cultura

Saiba tudo o que vai acontecer na cidade para celebrar o 25 de Abril

Há cinema, exposições, tertúlias, concertos e algumas iniciativas online. Conheça os detalhes do programa.
Há sugestões para todos os gostos. Foto: Município de Setúbal.

Ao contrário do que aconteceu em 2020, este ano, o 25 de Abril pode ser celebrado nas ruas de Setúbal. Como é habitual, a Câmara Municipal organiza um programa para assinalar o mês da liberdade com várias iniciativas culturais, que incluem música, cinema e tertúlias. Ainda assim, apesar de estarmos em desconfinamento, a lotação dos eventos continua limitada e sujeita a reservas, mantendo-se igualmente algumas iniciativas em formato online. 

Esta sexta-feira, 9 de abril, é inaugurada a exposição interativa “Abril, Murais Mil”, na Casa do Largo — Pousada da Juventude. A mostra vai percorrer os murais de norte a sul do País, mas com especial incidência em Setúbal.

Conheça os destaques da programação para assinalar os 47 anos da Revolução em Setúbal. 

20 de abril

15 horas — Exibição do filme, “A Balada da Praia dos Cães”, de José Fonseca e Costa, no Cinema Charlot — Auditório Municipal. Entrada livre.

21 de abril

15 horas — Exibição do filme “O Labirinto do Fauno”, Guillermo del Toro, no Cinema Charlot — Auditório Municipal.

20 horas — Concerto do músico Luís Varatojo no Fórum Municipal Luísa Todi

22 de abril

10 horas e 15 horas — Apresentação dos livros “Os Direitos das Crianças” e “O Livro das Datas” de Luísa Ducla Soares e inauguração da exposição “História e estórias…” sobre a Biblioteca Pública Municipal.

18h30 — Exibição do documentário “Santiago, Itália”, de Nanni Moretti, seguida de conversa com convidado, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

19 horas — Concerto Grito de Liberdade, com a participação de artistas convidados que vão reinterpretar temas ligados à Revolução dos Cravos, no Fórum Municipal Luísa Todi.

23 de abril

17 horas — Tertúlia especial 25 de Abril no Moinho de Maré da Mourisca, com a participação do jornalista Jorge Santos.

20h30 — Conversa aberta com a investigadora Helena de Sousa Freitas sobre as histórias dos murais de abril, na Casa do Largo — Pousada da Juventude.

24 de abril

11 horas — Evento musical que vai reviver os concertos de música de intervenção que se realizaram nos claustros do Convento de Jesus. A entrada é livre, mas está sujeita a reserva através do número 969 754 106 ou do email conventodejesus@nullmun-setubal.pt.

25 de abril

9 horas — Cerimónia protocolar de hastear da bandeira nos Paços do Concelho, seguida de atuação pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense e deposição de flores no monumento à resistência antifascista na Avenida Luísa Todi, com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

28 de abril

15h30 —  Apresentação do romance de Ana Cristina Silva, baseado em factos reais sobre a mulher que mais alto chegou na hierarquia da PIDE, nos Serviços Centrais da Biblioteca Municipal.

29 de abril

18h30 — Exibição do filme, “O Delfim”, de Fernando Lopes, na Sala José Afonso da Casa da Cultura. Os bilhetes custam 2€.

Entre os dias 25 de abril e 25 de maio, a Monstro Colectivo apresenta uma experiência tridimensional, com projeção de frases sobre a liberdade, nas fachadas da cidade. Até ao dia 30 de abril pode ver a exposição itinerante cedida pela AJA — Associação José Afonso, complementada com uma mostra bibliográfica e uma biografia em vídeo sobre a vida e obra do cantautor, nos Serviços Centrais da Biblioteca Municipal.

Além dos eventos presenciais estão também previstas algumas iniciativas online com destaque para o projeto “A Poesia Saiu à Rua num Dia Assim” da associação cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, que vai apresentar vídeos com a declamação de poemas, e para a segunda edição do Cravos à Janela, onde o município convida a comunidade escolar do concelho a expor, entre os dias 20 de abril e 1 de maio, cravos nas janelas e varandas.

Pode consultar o programa completo das comemorações dos 47 anos da Revolução dos Cravos no site do município de Setúbal na secção Guia de Eventos.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA