cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Traumas, alcoolismo e Hollywood. Autobiografia de Anthony Hopkins é lançada este mês

Os fãs do emblemático ator vão poder conhecer melhor a sua infância traumática, a luta contra os vícios e a carreira em Hollywood.

Ao longo de uma carreira de seis décadas, Anthony Hopkins imortalizou-se em filmes como “O Silêncio dos Inocentes”, “Os Despojos do Dia”, “Nixon”, “O Pai”, entre outros. Pelo caminho, recebeu dois Óscares de Melhor Ator Principal e cinco BAFTAs, tornando-o um dos atores britânicos mais conhecidos de sempre. No entanto, a sua vida também ficou marcada por obstáculos e controvérsias.

Pela primeira vez, fala abertamente sobre tudo isso em “Correu Bem, Miúdo”, a sua aguardada autobiografia que chega a Portugal a 11 de novembro. Aqui recorda a infância traumática, o duro caminho para se livrar do alcoolismo e a carreira em Hollywood, marcada pelos elogios e reconhecimentos do público e dos pares.

A obra inclui fotografias inéditas do seu álbum pessoal, desde a infância até hoje. “É uma memória crua e apaixonada de um homem que cativou audiências em todo o mundo ao longo de mais de 60 anos. E que agora, em hora de balanço, se reconcilia com o passado, enquanto olha de frente para a sua própria mortalidade”, lê-se na sinopse.

Quando andava na escola, Anthony Hopkins, que tem atualmente 87 anos, era conhecido como Cabeça de Elefante e gozado por ser estranho, apático e não se interessar por nada. Os pais viam com aflição o filho desajeitado e mau aluno. Para tentarem pô-lo na ordem, inscreveram-no num colégio interno.

O plano não resultou e, durante anos, opôs-se aos professores. A sua vida sofreu uma reviravolta quando viu o filme “Hamlet”, de 1948, e ficou deslumbrado. Pouco depois, a deambular pela escola (enquanto faltava às aulas), deparou-se com o ensaio de uma peça de teatro, onde acabaria por se inscrever. A sua carreira foi evoluindo e, em 1991, surgiu o maior papel: Hannibal Lecter em “O Silêncio dos Inocentes”, pelo qual recebeu o Óscar de Melhor Ator, em 1992. 

“Mas foi por um triz que esse Anthony Hopkins, que conhecemos das passadeiras vermelhas de Hollywood, não se perdeu. Nesta autobiografia, de uma honestidade notável, recorda o seu tortuoso caminho para o estrelato. Vemos como se foi isolando, como se tornou dependente do álcool, como destruiu o primeiro casamento e alienou para sempre a única filha”, diz a editora LeYa.

A obra tem 352 páginas e, atualmente, está à venda por 17,91€, graças a um desconto de 10 por cento. Sem promoção, o valor habitual será de 19,90€.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos livros que chegaram em outubro a Portugal.

ARTIGOS RECOMENDADOS