cultura

“Top Gun: Maverick” e “A Memória de um Assassino” chegam a Setúbal esta semana

O cartaz conta com mais novidades, como a "Cordilheira dos Sonhos", no Cinema City Alegro, e "Paris 13" no Cinema Charlot.
Tom Cruise é uma das estrelas do filme "Top Gun: Maverick".

Esta quinta feira, 19 de maio, há muitas novidades para os amantes de cinema. São várias as estreias que vão ocupar os grandes ecrãs da cidade, que já conhece bem: Cinema Charlot — Auditório Municipal e Cinema City do centro comercial Alegro Setúbal. 

Como sempre, a New in Setúbal reúne semanalmente os filmes em exibição nos dois equipamentos da cidade. No caso do Cinema Charlot, o destaque da semana vai para “Paris 13”, de Jacques Audiard, e “Conto de Inverno”, de Eric Rohmer. Já no Cinema City do Alegro Setúbal, as estreias da semana são “Cordilheira dos Sonhos”, de Patrício Guzmán, “Jujutsu Kaisen 0”, de Seong-Hu Park, “A Memória de um Assassino”, de Martin Campbell, “Meu Filho”, de Christian Carion, “Top Gun Maverick”, de Joseph Kosinski, “Vortex”, de Gaspar Noé, e o filme de animação “Ainbo: Espírito da Amazónia”, de Richard Claus e Jose Zelada.

Tome nota dos horários dos filmes em exibição no Cinema Charlot e Alegro Setúbal esta semana.

Cinema Charlot — Auditório Municipal

“Paris 13”, de Jacques Audiard, com Lucie Zhang, Makita Samba e Noémie Merlant. Emilie vive num apartamento em Les Olympiades, em Paris. Quando percebe que o ordenado não chega para pagar as contas, decide pôr um anúncio para arrendar um quarto. É assim que conhece Camille, um jovem professor a terminar um doutoramento, com quem se envolve romanticamente. Sessões: todos os dias às 21h30, e às 16 horas e 21h30 aos sábados e domingos.

“Conto de Inverno”, de Eric Rohmer, com Charlotte Véry, Frédéric Van Den Driessche e Michael Voletti. Uma representação do Conto de Inverno, de Shakespeare, dá à protagonista a certeza de poder reencontrar o homem que amara e que perdera de vista. Sessões: quinta e sexta às 18 horas.

Cinema City/Alegro Setúbal

“Aventuras de Gulliver”, de Ilya Maksimov, com voz de João Manzarra. Esta é a história de Gulliver que, vários anos depois de ter deixado a ilha de Lilliput, regressa com um convite do rei para uma visita. No entanto, quando chega ao local é tido como um impostor e é encarcerado. Sessões: todos os dias, às 15h30, na sala 2; todos os dias, às 18h30, sábado das 11h40 às 13h40, e domingo às 13h40, na sala 6; e domingo, às 11h40, na sala 9.

“Cordilheira dos Sonhos”, de Patrício Guzmán, é um documentário que junta a história política do país do realizador com elementos da natureza. O filme embrenha-se na cordilheira dos Antes que, num mundo em constante mudança, parece ser a única coisa que permanece intacta e que se mantém a salvo das injustiças dos homens. Sessões: todos os dias, às 19h50, na sala 7.

“Cidade Perdida”, de Aaron Nee e Adam Nee, com Brad PittChanning Tatum e Daniel Radcliffe. Na promoção do seu novo livro, Loretta Sage é raptada por um bilionário que espera que a escritora o guie até ao tesouro da antiga cidade perdida da sua última história. Sessões: todos os dias, às 11h10, 13h30, 15h55 e 18h30, na sala 5 Scary; todos os dias, às 21h50, na sala 2; e quinta, sexta e sábado, às 00h20, na sala 2.

“Crime em Hollywood”, de Tim Kikby, com Charlie HunnamMel Gibson, Lucy Fry, Rupert Friend e Morena Baccarin. Charlie Waldo, antigo polícia em Los Angeles, decide retirar-se para uma modesta rulote em busca de tranquilidade, mas tudo muda quando é visitado por uma detetive privada, com quem teve um romance, e lhe pede para a ajudar a solucionar um crime. Sessões: todos os dias às 15h20, e aos sábados e domingos, às 13h10 na sala 2; e todos os dias às 19h50 e 22 horas, bem como sábados e domingos às 00h20, na sala 7.

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, de Sam Raimi, com Benedict Cumberbatch, Rachel McAdams, Elizabeth Olsen e Patrick Stewart. Neste filme da Marvel, Dr. Stephen Strange lança um feitiço proibido que abre a passagem para o Multiverso, um lugar onde co-existem universos alternativos e várias versões de si próprio. Sessões: todos os dias, às 15h10, 18h10 e 21 horas, e sábados, às 23h50, na sala 9; todos os dias às 17h30 e 21h30, e domingos, às 00h15 e 11h20, na sala 2; todos os dias às 21h50 na sala 8, às sextas há sessões às 16 horas e às 19 horas aos sábados às 16 horas, 19 horas, 00h25 e 13h10, aos domingos às 16 horas, 19 horas e 13h10, e às terças e quartas, às 16 horas e 19 horas.

“Downton Abbey: Uma Nova Era”, de Simon Curtis, com Tuppence MiddletonMaggie Smith, Michelle DockeryHugh Dancy, Laura Haddock e Elizabeth McGovern. Em 1929, a matriarca da família Crawleym Lady Violet, convoca uma reunião para informar quem herdou um grande palacete na Riviera francesa. Para conhecer a mansão e, quem sabe, resolver o mistério do passado da velha senhora, os Crawley decidem passar umas férias na nova propriedade, onde vão conhecer vários membros da nobreza francesa. Sessões: todos os dias às 15h40, 18h40 e 21h25, e às 00h00 e 11h40 ao sábado e domingo, na sala 3.

“Homem do Norte”, de Robert Eggers com Alexander SkarsgardNicole KidmanClaes BangEthan Hawke e Anya Taylor-Joy. O filme retrata a Islândia no século X, em que o príncipe Amleth é filho do rei dos Jutos, Horvendill. Num ato de traição, Fjolnir, irmão do rei, assassina o rei, rapta a rainha e reclama o trono. O jovem Amleth escapa, mas promete vingança. Sessões: todos os dias, às 15h40 e 21h10, e sábado e domingo à meia-noite, na sala 6.

“Jujutsu Kaisen 0”, de Seong-Hu Park, com Aya Endô, Chinatsu Akasaki e Kana Hanazawa. O filme conta a história de um rapaz, Yuta Okkotsu, que está assombrado pela alma de Rika Orimoto, uma amiga de infância que viu morrer num acidente de automóvel. Só que o espírito que possui não é doce como Rika fora, mas de uma entidade maléfica poderosa que protege a todo o custo. Sessões: todos os dias, às 15h35, 17h50, 19h55 e 22 horas, e 00h15, 11h25 e 13h30 aos fins de semana, na sala 2.

“Mauzões”, de Pierre Perifel, com as vozes de Tomás AlvesGabriela Barros e Inês Lopes Gonçalves. Os Mauzões são cinco amigos que, durante anos, foram os vilões mais procurados do mundo. Quando o gangue é finalmente apanhado, o Sr. Lobo faz um acordo para salvá-los da prisão. Sessões: todos os dias, às 11h10, 13h20 e 15h30, na sala 7 Kids; e todos os dias, às 17h25, na sala 6 Kids.

“A Memória de um Assassino”, de Martin Campbell, com Liam Neeson, Monica Bellucci e Ray Stevenson. Alex Lewis é um assassino implacável que, apesar de não hesitar em assassinar criminosos a sangue-frio, tem um código de honra inabalável. É contratado para um trabalho que não imaginava que o alvo seria um jovem vítima de tráfico de menores. Sessões: todos os dias, às 15h55, 18h30, 21h30, e às 00h00 e 13h25 aos fins de semana, na sala 8.

“Meu Filho”, de Christian Carion, com James McAvoy, Clare Foy, e Tom Cullen. Edmond e Joan estão separados há algum tempo, e ele está constantemente em viagens de trabalho. Por isso, está pouco presente na vida de Ethan, filho de ambos. Quando Edmond recebe um telefona desesperado da ex-mulher a dizer que o filho desapareceu, o pai desloca-se imediatamente para lá. As autoridades percebem que se trata de um rapto, mas ordens superiores obrigam os detetives a parar a investigação. Sessões: segunda a quinta às 15h20, 17h15 e 21h50; sextas às 23h45; sábados às 23h45, 11h30 e 13h25; e domingos às 11h30 e 13h25, na sala 4.

“Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, de David Yates, com Alison SudolCallum TurnerDan Fogler. O mundo mágico da J.K. Rowling regressa ao cinema, desta vez sobre o passado de Albus Dumbledore, quando este descobre que o poderoso feiticeiro Gellert Grindewald se prepara para controlar o mundo dos feiticeiros. Sessões: todos os dias, às 11h20, 15h10, 18h10 e 21h10, na sala 9 Cinemax; todos os dias, às 13h15 e 19 horas, na sala 2; todos os dias, às 17h40 e 21h35, na sala 7 Kids; e quinta, sexta e sábado, às 00h05, na sala 9 Cinemax.

“Morbius”, de Daniel Espinosa, com Adria ArjonaJared Leto e Matt Smith. Jared Leto veste a pele do anti-herói Michael Morbius que, gravemente doente com uma rara doença sanguínea, e determinado a salvar outras pessoas com o mesmo destino, faz uma tentativa desesperada que acaba por correr mal. Sessões: todos os dias, às 15h20, 17h35, 19h40 e 21h55, na sala 3; e quinta, sexta e sábado, às 00h10, na sala 3.

“Sonic 2” de Jeff Fowler, com Ezra MillerJude Law Mads Mikkelsen. Na sequela do filme, o Dr. Robotnik volta a procurar a esmeralda mística que tem o poder de destruir civilizações e Sonic, juntamente com o seu antigo parceiro, Tails, tenta detê-lo. Sessões: todos os dias, às 17h20, na sala 4 Scary.

“Top Gun: Maverick”, de Joseph Kosinski, com Tom Cruise, Jennifer Connelly, Miles Teller,Val Kilmer. Após mais de 30 anos de serviço como um dos melhores aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell está onde deveria estar: a voar nos limites como piloto de testes e a evitar uma subida na hierarquia que o faria deixar de voar. Quando se encontra a treinar um destacamento de graduados Top Gun para uma missão especializada, Maverick encontra o Tenente Bradley Bradshaw, filho do falecido amigo de Maverick, o Tenente Nick Bradshaw. Face a um futuro incerto e confrontado com fantasmas do passado, Maverick é obrigado a enfrentar os seus medos mais profundos. Sessões: terça às 21h e quarta às 21h, 15h10 e 18h10, na sala 9.

“Vortex”, de Gaspar Noé, com Dario Argento, Françoise Lebrun, Alex Lutz. O filme segue a história de um casal de idosos a viver em Paris, e o espectador acompanha o seu dia a dia enquanto tentam lidar com a progressão das suas doenças (ele tem problemas de coração e ela sofre de Alzheimer) e a inexorável passagem do tempo. Sessões: todos os dias às 19h10, na sala 4.

“Ainbo: Espírito da Amazónia”, de Richard Claus e Jose Zelada, conta com as vozes portuguesas de Quimbé, Ema Maçarico e Helena Mota. Ainbo, de 13 anos, vive numa pequena aldeia situada numa das zonas mais selvagens da floresta amazónica. A sua melhor amiga, Zumi, adotou-a após a morte dos pais. No dia em que Zumi se prepara para ser coroada a rainha da tribo, Ainbo conhece o tatu Dillo e o tapir Vaca, que lhe dizem que a selva está sobre uma poderosa maldição lançada por um espírito maligno e que está nas suas mãos salvar a vida de todos. Sessões: todos os dias às 15h20 e 17h20, e aos sábados e domingos às 11h20 e 13h20, na sala 6.

“O Arco Mágico”, de Vasiliy Rovenskiy, conta a história do golfinho Delphi que descobre um portal mágico. Na companhia dos melhores amigos, Delphi muda de corpo várias vezes, até as moreias mal intencionadas se aperceberem disso e orquestrarem um plano maléfico. Sessões: domingo, às 11h15, na sala 8.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA