cultura

Tenor setubalense João Mendonza celebra 25 de Abril com concerto imperdível

No espetáculo, que decorre dia 5 de abril, o repertório inclui vários temas ligados à Revolução dos Cravos. O bilhete custa 12€.
Vai ser um momento único.

José Afonso, Fernando Tordo, Ary dos Santos ou Paulo de Carvalho: são estes os nomes dos artistas reconhecidos e aclamados da cultura portuguesa, para sempre ligados à Revolução dos Cravos, que vão ecoar na voz do tenor João Mendonza, num concerto épico dedicado inteiramente à celebração do 25 de Abril.

O espetáculo decorre no dia 5 de abril, pelas 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. A atuação conta com a participação especial do cantor António Manuel Ribeiro (líder dos UHF) e dos atores Rita Ferraz (atriz setubalense) e José Martins (ator e fundador da Companhia de Teatro de Almada).

“O tenor João Mendonza apresenta, sob a sua influência e voz lírica, os maiores temas da Revolução, acompanhado pela Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela, dirigida pelo maestro José Condinho. Este concerto único é uma viagem à poesia, canção e memória do 25 de Abril, com obras de autores como José Afonso, Fernando Tordo, Ary dos Santos ou Paulo de Carvalho”, é o convite deixado pela organização. Os bilhetes custam 12€ e podem ser comprados online. O melhor é apressar-se, porque os ingressos estão a esgotar.

Em 2023, o tenor setubalense de 31 anos, fez a abertura da Jornada Mundial da Juventude num concerto intimista, na Sé de Lisboa, a 1 de agosto. Há cinco anos, um “Ave Maria” original foi considerado “Oferenda Oficial do Estado Português” e entregue ao Santo Padre pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O jovem cantou para o Papa Francisco no Vaticano, privou, recebeu do próprio uma Bênção Papal e relembrou o momento com a New in Setúbal.

“Quando cumprimentei o Santo Padre, senti um choque elétrico. Fiquei muito emocionado por ouvir o seu ‘obrigado’, olhos nos olhos. Este momento ficará para sempre”, diz. A obra faz parte do seu mais recente álbum, “Ao Vivo”, gravado em Setúbal, cuja venda reverteu para o povo ucraniano. Além destas atuações, João Mendonza participou no programa “All Together Now” e levantou todos os 100 jurados da competição.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA