cultura

TABU sobe ao palco no Teatro O Bando

A sessão está marcada para o dia 27 de outubro, quinta-feira. A encenação decorre em Vale de Barris.
TABU.

O Teatro O Bando traz a cena a estreia de TABU, que está marcada para dia 27 de outubro, quinta-feira, às 21 horas, em Vale dos Barris, Palmela. TABU é uma coprodução internacional entre o Teatro O Bando e Dschungel Wien, integrado no projecto europeu Connect Up. A produção estreou em setembro de 2022 em Viena, Áustria.

A peça retrata o ser tão difícil estarmos na nossa pele. É o ter a noção que o primeiro passo para encontrar um tabu é ter consciência da sua existência, perceber que ele já mora na nossa cabeça, mesmo antes de ser nomeado. Em palco, quatro estranhos são desafiados a lidar com os seus limites pessoais e a mergulhar numa caixa repleta de segredos, dialogando em diversas línguas.

O espectáculo estará em cena na Quinta do Teatro O Bando de 27 de outubro a 20 de novembro, quinta a sábado às 21 horas e domingo às 17 horas. Para saber mais informações e fazer as reservas ligue para o número de telemóvel 910 306 101 ou envie um email para bilheteira@nullobando.pt.

Fundado em 1974 e constituindo-se como uma das mais antigas cooperativas culturais do País, o Teatro O Bando assume-se como um coletivo que elege a transfiguração estética enquanto modo de participação cívica e comunitária. Na génese do Bando encontram-se o teatro de rua e as actividades de animação para a infância, em escolas e associações culturais, integradas em projetos de descentralização.

As criações do Bando definem-se pela sua dimensão plástica e cenográfica, marcada sobretudo pelas máquinas de cena, objectos polissémicos que transportam em si uma ideia de ação. O trabalho dramatúrgico é também muito importante, apresentando a explícita colagem de materiais literários e a inclusão de manifestações de raiz popular. 

Na sua maioria de autores portugueses, os textos encenados são a grande parte das vezes obras não dramáticas, às quais a forma teatral, nas múltiplas linguagens que integra, confere outra comunicabilidade. Depois de ocupar diversas moradas, o Bando está atualmente instalado numa quinta em Vale dos Barris.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA