cultura

Setúbal vai ter uma Fábrica das Artes para os jovens

O equipamento cultural, na Avenida José Mourinho vai contar com ateliers de artes plásticas, uma incubadora de novas empresas, artesanato, café e um restaurante.

Fica mesmo na frente ribeirinha.

É oficial: Setúbal vai ter uma mega Fábrica das Artes, instalada na Avenida José Mourinho, em plena frente ribeirinha. A notícia foi revelada à New in Setúbal por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal. A obra, superior a um milhão de euros, destina-se à juventude da cidade.

No novo espaço vão funcionar ateliers de pintura, escultura e artes plásticas em geral. Também vão estar sediadas incubadoras de pequenas empresas fundadas por jovens, lojas de artesanato e venda de fatos de mergulho e skate.

Na parte de baixo será construído um café, com uma esplanada voltada para a Avenida José Mourinho. Já no piso superior está prevista a criação de um restaurante com vista para o mar. Nas traseiras do primeiro andar vão ficar ainda alguns serviços camarários da área da cultura. Para já, não há data prevista para a inauguração do equipamento cultural, que estará aberto ao público, uma vez que apenas está concluído o projeto de arquitetura.

Em declarações à New in Setúbal, a autarca setubalense justifica o investimento. “Queremos reforçar a oferta cultural da cidade e arranjar espaços, onde os jovens se revejam e se sintam em casa. É direcionado para todos aqueles, que pretendam iniciar a vida empresarial. Chamamos Fábrica das Artes, porque tanto pode ter jovens a ensaiar, uma banda por exemplo, e no gabinete ao lado alguém a pintar um quadro”.

tags: artes plásticas, ateliers, Avenida José Mourinho, café, Fábrica das Artes, jovens, novas empresas, restaurante