cultura

Setúbal vai receber um mega festival de cinema musicado ao vivo

A 1.ª edição do FILM FEST é de 10 a 20 de outubro. Inclui a exibição de filmes premiados, cine-concertos e workshops.
A Casa da Cultura é um dos locais, que vai receber eventos.

Amantes de cinema, vem aí o primeiro festival de cinema musicado ao vivo, que vai trazer à cidade do Sado bandas sonoras inéditas e filmes vencedores, de vários prémios. A primeira edição do FILM FEST 2019, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal decorre de 10 a 20 de outubro e inclui a exibição de 21 filmes em 12 sessões de cinema, cine-concertos, oficinas de cinema, palestras e workshops.

O objetivo da organização é “resgatar filmes esquecidos no arquivo, dar-lhes uma nova dimensão e, consequentemente passar a mensagem de que o cinema mudo deve continuar a ser visto, como forma de arte e registo histórico-cultural único”.

Como os filmes da era do cinema mudo nunca foram pensados para serem vistos em silêncio, o FILM FEST desafiou vários músicos e projetos musicais a recriar bandas sonoras inéditas, em formato de concerto. Tó Trips, Norberto Lobo, o maestro Jorge Salgueiro, Coro Setúbal Voz, Rui Sidónio (vocalista dos Bizarra Locomotiva), Noiserv, Sara Ribeiro “A Negra”, Mário Delgado e Jorge Moniz, O Manipulador, Charlie Mancini e Daily Misconceptions são alguns dos nomes confirmados. O Coro Setúbal Voz estará presente no dia de abertura, musicando o filme “Inferno” da Divina Comédia, de Dante Alighieri.

A Casa da Cultura e o Espaço 50 Cuts vão receber as atividades paralelas como conversas dedicadas ao cinema, oficinas de cinema para famílias e a exposição de Tó Trips “Eram os cartazes mais rápidos do mundo”. No total vão ser exibidos 21 filmes (longas e curtas-metragens), ao longo de 12 sessões de cinema: oito sessões para o público em geral, duas para escolas; uma para pais e filhos e uma sessão de apresentação final de workshops dirigida às escolas do Concelho.

O preço do passe, que dá acesso a todos os cine-concertos é de 25€, se comprar até 30 de setembro, segunda-feira. A partir de 1 de outubro, terça-feira, o preço sobe para 35€. Os bilhetes vão estar à venda no próximo dia 1 de setembro, domingo, na Casa da Cultura, Cinema Charlot e Fórum Municipal Luísa Todi.

O evento cultural conta com os parceiros 50 Cuts Associação Cinematográfica, Associação Cultural Festroia, Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Cineteca di Bologna, Friedrich-Wilhelm-Murnau Stiftung, II Sorpasso — Associação Cultural, Instituto Italiano di Cultural de Lisboa, LA VALLETA 2018 — European Capital of Culture, Light Cone Films, Lobster Films, Milestone Films, NFB-National Film Board of Canada.

Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo

Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao VivoSetúbal recebe entre os dias 10 e 20 de outubro o Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo.

Publicado por Município de Setúbal em Segunda-feira, 16 de setembro de 2019

tags: Câmara Municipal de Setúbal, cine-concertos, cinema musicado ao vivo, FILM FEST 2019, filmes, setúbal, workshops