cultura

Setúbal recebe recital de música e poesia para celebrar José Saramago

O evento acontece dia 26 de maio, quinta feira, na Casa da Cultura a propósito do centenário do nascimento do escritor.
O escritor faria 100 anos em 2022.

José Saramago ficará para sempre marcado na história do nosso País. Este ano celebra-se o centenário do seu nascimento, uma data que não podia passar despercebida. Assim, a Cooperativa Cultural Tramagisto tem promovido algumas iniciativas em Setúbal para assinalar a data.

No dia 26 de maio, quinta feira, irá decorrer o recital de música e poesia “Requiem Para um Novo Dia”, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, a partir das 21h30, momento que irá percorrer as várias idades da vida através da palavra de José Saramago e em diálogo com outros pensadores. Este evento também está integrado nas celebrações dos 48 anos do 25 de Abril.

O evento cultural, inserido no ciclo “Não tenhamos pressa, Mas não percamos tempo”, conta com Ana Sofia Paiva na dramaturgia, voz e seleção de textos e com Marco Oliveira, que irá não só tocar guitarra clássica, mas também participar com a voz e no apoio dramatúrgico. Os bilhetes custam 4€.

No dia 10 de julho, domingo, a ACERT leva ao Parque do Bonfim “A Ilha Desconhecida”, com Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, a partir da obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, que integra a Mostra de Artes Performativas de Setúbal (MAPS).

Já no dia 16 de novembro, quarta-feira, data em que o escritor celebraria 100 anos, a companhia de teatro Andante irá lançar o desafio “Quem quer ser Saramago?” às escolas secundárias do concelho, no qual propõe uma viagem contra a crueldade, humilhação e mentira, guiada pela visão de José Saramago.

Em 2022, o escritor português será homenageado a nível nacional. Em Setúbal, os tributos a José Saramago incluem exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatros, entre outros.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA