O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe este sábado, 15 de fevereiro, a apresentação de um novo livro sobre a ditadura militar em Portugal. Desta vez, o foco não estará nos ditadores, mas em todos os que sofreram na pele a repressão do Estado Novo. A “Cadeia de Caxias — A repressão fascista e a luta pela liberdade” é dedicada inteiramente aos “heróis da resistência”.
A nova obra foi escrita pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e conta com uma introdução da autoria de Levy Baptista, advogado antifascista e presidente da Mesa da Assembleia Geral da associação. Conta a história de dez mil homens e mulheres presos na Cadeia de Caxias pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) durante os anos de 1936 e 1974.
O lançamento conta com a organização da Câmara Municipal de Setúbal e terá entrada gratuita. A sessão começa às 16 horas. A obra é editada também pela URAP e a foto de capa foi cedida por Mário Abrantes.
Levy Baptista sublinha, na introdução, que o livro “afirma e defende os valores democráticos e contribui para transmitir às atuais e futuras gerações o conhecimento da natureza, objetivos e crimes da ditadura fascista.” O advogado antifascista dá especial destaque aos presos políticos que conheceram “a penumbra da clandestinidade” e fizerem parte da resistência. Considera-os verdadeiros heróis dessa época sombria para o País.
“A sua entrega à luta contra o fascismo, com consequente privação da sua própria liberdade, as sevícias, as torturas na polícia, o exílio ou mesmo a morte, faz deles credores de gratidão de todos nós, atentos a que a passagem do tempo não desvaneça a memória desse combate”, frisou.
O livro conta não só a história da cadeia de Caxias, vista como um forte símbolo da repressão fascista, mas também os seus diferentes períodos. Traz ainda alguns fragmentos de biografias de alguns presos que lá estiveram, bem como os seus respetivos julgamentos nos tribunais políticos e a história das fugas que aconteceram no estabelecimento prisional.
A obra, que tem 800 páginas, poderá ser comprada presencialmente durante a apresentação no Paços do Concelho este sábado ou por encomenda através do email (geral@nullurap.pt). Custa 10€.