cultura

Setúbal recebe exposição sobre a floresta

A mostra “A Floresta — muito mais do que madeira” vai estar no Largo José Afonso até ao dia 25 de abril, quinta-feira.
O objetivo é sensibilizar para a defesa da floresta.

A exposição “A Floresta — muito mais do que madeira” foi inaugurada esta quarta-feira, 6 de março, no Largo José Afonso. A mostra sobre o ecossistema florestal e as principais espécies arbóreas da Península Ibérica vai estar patente até 25 de abril, quinta-feira.

A primeira parte da exposição centra-se nos diferentes elementos dos ecossistemas florestais e as suas dinâmicas naturais. A segunda é dedicada às árvores. Os visitantes vão ficar a conhecer melhor a constituição de uma árvore, as suas funções de suporte e de captação das raízes.

São ainda apresentadas ao público algumas das principais espécies arbóreas da Península Ibérica, com destaque para cinco exemplares de árvores únicas em Portugal. São a Oliveira do Mouchão, em Abrantes, a Castanheira de Vales, em Vila Pouca de Aguiar, o Eucalipto da Mata Nacional de Vale de Canas, em Torres do Mondego, a Azinheira do Porto das Covas, em Loulé e o Assobiador, em Palmela. Na parte final, sob o tema “Floresta e Ser Humano” é explicada a evolução dos usos das florestas ao longo do tempo e o seu papel na atualidade.

Pode visitar a mostra de segunda a sexta-feira, das 12 às 14 horas e das 15 às 20 horas e aos sábados, domingos e feriados das 11 às 14 horas e das 15 às 20 horas. Também há visitas guiadas para o público em geral, de segunda a sexta-feira, às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, às 12 e às 18 horas. As visitas de grupos escolares são de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 13h30 e das 15 às 17 horas. As marcações devem ser feitas através do contacto 211 216 262.

A mostra conta com cinco exemplares de árvores únicas no País. Foto: CMS.

“A Floresta — muito mais do que madeira” é a primeira exposição itinerante em Portugal da Fundação “la Caixa”, numa organização conjunta com o BPI e em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. O objetivo é alertar para a importância da valorização das florestas. Já passou por Espanha com o nome “O Bosque” e vai percorrer o nosso País.

tags: “A Floresta — muito mais do que madeira”, ambiente, exposição, Fundação “la Caixa”, inauguração, Largo José Afonso