cultura

Setúbal recebe exposição sobre a escritora Maria Cecília Correia

A mostra, que assinala o centenário do nascimento da autora, está na Biblioteca Municipal até 31 de outubro.
A entrada é livre.

O espólio da escritora Maria Cecília Correia, uma das principais autoras portuguesas da literatura infantil do século XX, está em destaque na nova exposição da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. A mostra “Comemorar Maria Cecília Correia” conta com diários de juventude da escritora, as suas primeiras publicações, correspondência, livros dedicados e publicações artesanais do espólio.

A exposição itinerante, que assinala, um ano depois, o centenário da escritora nascida em 1919, em Viseu, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e tem curadoria de António Castilho e Eleonor Castilho, filho e neta de Maria Cecília Correia, respetivamente. 

A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; e aos sábados, entre as 14 e as 19 horas. A entrada é gratuita e é obrigatório o uso de máscara de proteção individual no interior da galeria. 

Maria Cecília Correia completou o ensino secundário em Setúbal, onde trabalhou em escritórios e escreveu o primeiro conto sob pseudónimo. Foi das poucas escritoras portuguesas para a infância que abordaram a temática das colónias africanas, adotando uma postura de aceitação da diferença e de valorização do multiculturalismo. 

As celebrações do centenário do nascimento da escritora iniciaram-se oficialmente em 2019, mas Setúbal ainda o celebra este ano.

tags: escritora, exposição, literatura infantil, Maria Cecília Correia, setúbal

outros artigos de cultura

mais histórias de Setúbal