cultura

Setúbal recebe exposição com pinturas do artista Rogério Chora

A mostra inclui cerca de 50 obras do setubalense que pode ver na Galeria Municipal do 11, até 17 de setembro.
A cidade de Setúbal é a inspiração do artista.

Rogério Chora, de 81 anos, é um pintor setubalense que centra a sua arte na cidade de Setúbal, Rio Sado, Serra da Arrábida, contextos marítimos e pessoas comuns. Foi um dos fundadores do Círculo de Cultura e Arte Setubalense e, em 1962, realizou a sua primeira exposição individual, começando a ganhar reconhecimento na cidade com a produção de cartazes da Feira de Sant’Iago ou com a conquista do segundo prémio do concurso de artes plásticas, realizado no bicentenário do nascimento de Bocage.

Como reconhece o artista, o seu período de maior produção decorreu nas décadas de 1980 e 1990, tendo participado em várias exposições individuais ou coletivas e mostrado o seu talento além-fronteiras, nomeadamente em Espanha, França, Alemanha e até Brasil.

Em 2017 foi nomeado Embaixador da Cidade de Setúbal e tem vindo a receber vários prémios e distinções, como a Medalha de Bronze e a Medalha de Ouro de Mérito Cultural, atribuídas pela Câmara Municipal de Setúbal.

De forma a homenagear o artista vão estar expostas cerca de meia centena de obras do pintor setubalense, na Galeria Municipal do 11, até 17 de setembro, sábado. A exposição “Setúbal na obra de Rogério Chora” tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Aos sábados, o horário é das 14 às 18 horas.

A mostra exibe pinturas de paisagens e locais da cidade, bem como outras relativas a algumas atividades do contexto marítimo, como a reparação naval, pesca ou o coser das redes de pesca por parte dos pescadores. Segundo a brochura da exposição, Rogério Chora é “um dos mais reconhecidos pintores contemporâneos de Setúbal (único profissional) e um dos últimos artistas figurativos portugueses de expressão realista.”

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA