cultura

Setúbal recebe Congresso Internacional José Afonso este fim de semana

O programa, desenvolvido no projeto municipal Venham Mais Vinte e Cincos, conta com uma diversidade de personalidades.
São dois dias com programação diversificada.

Não era o lápis azul que o calava, nem a cela que o intimidava. Na altura do Estado Novo, todos se remetiam ao silêncio, à exceção dos que insistiam em não se calar, e por isso, a voz ecoava sempre alto. E, com os gritos da revolta, vinha a agitação, a revolução e a mudança. Não só nas palavras ditas, mas também nas ações, e no que estava escrito, muitas vezes, em músicas — como era o caso de José Afonso.

Marque na agenda: este fim de semana, dias 26 e 27, vai acontecer uma homenagem ao cantautor no Fórum Municipal Luísa Todi. Trata-se do Congresso Internacional José Afonso, numa evocação à sua vida e obra, inserido no projeto da Câmara Municipal de Setúbal, Venham Mais Vinte e Cincos, numa celebração aos 50 anos do 25 de abril. Neste encontro, vão estar, como explica a autarquia, “especialistas dedicados ao estudo das várias facetas da obra” de Zeca Afonso, como era carinhosamente conhecido.

Vão estar presentes “colaboradores e amigos, que partilham testemunhos sobre a atividade artística e a intervenção cívica de José Afonso antes, durante e depois do período revolucionário de 1974-75”. Há dois momentos guardados para sessões testemunhais: uma sobre a atividade musical, com Janita Salomé, Francisco Fanhais e Carlos Guerreiro, e outra sobre “a ligação” de José Afonso a Setúbal, com Henrique Guerreiro, Luísa Ramos e Manuela Palma.

O congresso contará ainda com “a apresentação de 15 comunicações sobre vários temas”, desde a vida em “Coimbra até à relação com Setúbal, Paris e Galiza, da censura à revolução e ao período das décadas de 1970 e 1980”. Haverá ainda duas conferências, uma sobre José Afonso e a Galiza, proferida por Antón Mascato, um amigo galego, outra a cargo de Rui Vieira Nery, sobre a música.

A apresentação do livro “Semeador de Palavras – Entrevistas a José Afonso” e um concerto com Vozes da União, Noitibó, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires são outros destaques do congresso organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação José Afonso.

O público pode assistir ao encontro no Fórum Municipal Luísa Todi ou via streaming, com transmissão em direto no YouTube, no Facebook e no site da autarquia, onde pode também consultar a programação completa.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA