cultura

Setúbal recebe concertos de música erudita em maio e junho

Se gosta deste estilo musical, os espetáculos estão à sua espera na Igreja de Jesus a partir deste sábado, 7 de maio.
Os concertos são de música erudita antiga e contemporânea.

De maio a junho, as manhãs de sábado passam a ter outro encanto, e acredite que vai começar o fim de semana com um ânimo extra. É que o ciclo Convento ConVida, vai apresentar um conjunto de concertos de música erudita, na Igreja de Jesus, com a participação vários artistas, projetos de artistas e entidades locais, a partir das 11h30.

O evento irá apresentar vários concertos de música de câmara vocais e instrumentais, com um reportório de música erudita, desde a antiga até ao período contemporâneo. O primeiro acontece este sábado, 7 de maio, com a atuação do Ateliê de Ópera de Setúbal, com Diogo Oliveira como barítono, acompanhado por João Malha no piano. A dia 14 de maio, sábado, o espetáculo fica a cargo da dupla Dois &m Duo, composta por Joana Gomes (violino) e Nuno Santos (guitarra).

Em junho, no sábado de dia 4, o Ateliê de Ópera de Setúbal regressa à Igreja de Jesus, desta vez com Marisa Rodrigues (soprano), acompanhada por João Malha no piano. No dia 11 de junho, sábado, é a vez de atuar o projeto dos acordeonistas José Pedro Fangueiro e Francisco Martins, denominado Folefest, e o Stretto Duo, com Catherine Strynckx no violancelo, e Paulo Jorge Ferreira no acordeão.

O Recital Bach & Händel acontece no dia 18 de junho, sábado, apresentado por Patrycja Gabrel (soprano), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), e Daniel Oliveira (cravo). O ciclo de concertos termina a dia 25 de junho, sábado, com um espetáculo para as famílias em que o Ensemblisbrass irá interpretar um reportório sobre a “Música do Mundo Mágico do Cinema”.

Os bilhetes para assistir ao ciclo de concertos do Convento ConVida estão à venda no Museu de Setúbal/Convento de Jesus e custam 5€. Pode consultar o site da Câmara Municipal de Setúbal para obter mais informações sobre o evento.

O Convento de Jesus reabriu ao público em outubro de 2020 depois de várias obras de reabilitação. Tal como a New in Setúbal noticiou, estão agora disponíveis para visitas a Sala do Coro Alto, Sala do Capítulo, Sala da Roda, sala de exposição, os claustros e a Igreja do Convento de Jesus.

A Igreja do Convento de Jesus, com entrada pelo exterior do monumento, também foi reabilitada pela assinatura do arquiteto Diogo de Boitaca. O monumento é considerado o primeiro projeto arquitetónico de estilo manuelino em Portugal, com a característica de igreja-salão. O Convento de Jesus está aberto de segunda a sexta das 10 às 18 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA