cultura

Setúbal recebe um concerto especial de homenagem às mulheres

O espetáculo de Renato Júnior está marcado para 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher.
Sofia Escobar é uma das intérpretes.

Entre março e maio de 2020, chegaram à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima — APAV, 546 pedidos de ajuda por violência doméstica. 30 mulheres foram assassinadas, 16 delas pelas mãos do companheiro ou agressor, durante os períodos de confinamento. No distrito de Setúbal, o crime mais participado continua a ser o de violência doméstica, com um total de mais de 2.337 queixas. 

Com o objetivo de alertar para o problema foi criado, pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher assinalado a 25 de novembro. Setúbal associa-se às comemorações e, no âmbito da iniciativa, recebe um concerto especial no Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 21h30. 

Precisamente no dia 25 de novembro, quarta-feira, o músico Renato Júnior junta no palco da maior sala de espetáculos da cidade um grupo de oito cantoras, portuguesas e brasileiras para dar voz à luta contra violência sobre a mulher. Rita Redshoes, Ana Bacalhau, Sofia Escobar, Viviane, Luanda Cozetti, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira e Katia Guerreiro interpretam temas do mais recente álbum do músico português, “Uma Mulher Não Chora”.

Durante cerca de hora e meia, as cantoras convidadas desfilam em palco e imprimem as suas características próprias aos temas compostos por Renato Júnior. A partilha é, igualmente, feita em sentido contrário, com algumas das músicas mais famosas de cada uma das cantoras a serem reinterpretadas por Renato Júnior com arranjos únicos.

O objetivo do espetáculo é homenagear a condição de ser Mulher e contribuir para a sensibilização da sociedade para a violência exercida contra as mulheres no século XXI. Os bilhetes custam 20€ para a plateia e 18€ para o balcão e podem ser comprados no Fórum Municipal Luísa Todi e online.

Nesta fase, os eventos do Fórum Municipal Luísa Todi não têm lugares marcados para permitir o alargamento da lotação, de acordo com o levantamento das restrições e as normas da autoridade de saúde. Ainda assim, deve desinfetar as mãos à entrada e saída do auditório, e usar a máscara de proteção durante o concerto. Além deste concerto, há outros espetáculos na agenda de novembro do Fórum Municipal Luísa Todi. Descubra tudo neste artigo da New in Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA